Revista colocou Cristo com modelo nua na capa para homenagear escritor José Saramago
Playboy portuguesa fecha após capa com Jesus
O grupo americano que tem os direitos de publicação da revista Playboy decidiu acabar com a edição portuguesa após a polêmica capa que colocou uma montagem de Jesus Cristo com uma modelo nua na capa deste mês. Tratava-se de uma homenagem ao escritor José Saramago, autor do também controverso livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo.
Em declarações ao site Gawker, que cobre o show business, a porta-voz da Playboy Enterprises, Theresa Henessy, disse que o grupo não viu a polêmica capa, nem aprovou seu conteúdo:
- É uma brecha chocante nos nossos padrões e nós não teríamos permitido a publicação se tivéssemos visto antes. Em virtude disso e de outras questões com o nosso editor português, nós estamos terminando nosso acordo.
A polêmica capa foi inspirada no livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo, publicado em 1991 pelo escritor, o único de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura.
A obra, escrita por um ateu convicto de esquerda, não agradou aos religiosos e provocou grande polêmica em Portugal, nação fortemente católica. No livro, Jesus Cristo tem uma relação com Maria Madalena.
Saramago escreveu que foi com Maria Madalena que Jesus "conheceu o amor da carne e nele se reconheceu homem".
Comentários