Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Agosto de 2013 às 08:07
Por: ADILSON ROSA

    Imprimir


A defesa do empresário Júlio Uemura conseguiu junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) habeas corpus anulando interceptações telefônicas que deram base ao processo em que é acusado de aplicar golpes em fornecedores de hortifrutigranjeiros. As escutas anuladas se referem ao período entre 27 de novembro de 2007 e 29 de maio de 2008. 

O empresário chegou a ser preso durante a Operação Gafanhoto, desencadeada em maio de 2009 em Cuiabá pelo Ministério Público Estadual (MPE). 

Segundo o advogado Ricardo Monteiro, autor do pedido de HC, o STJ entendeu que as investigações não preencheram os requisitos legais para as interceptações telefônicas. “O STJ anulou todas as interceptações telefônicas nesse período de seis meses. Além disso, determinou que sejam retiradas todas as eventuais provas apuradas dessas interceptações”, destacou. 

Mesmo com a retirada dessas provas, o processo ainda tramita pela Justiça Estadual, mas deverá demorar mais, uma vez que o processo precisa ser depurado para apagar as transcrições das interceptações. 

Em Mato Grosso, no ano de 2009, Uemura foi apontado como o líder de uma quadrilha que utilizava laranjas e empresas fantasmas para adquirir mercadorias de grandes fornecedores e não pagar pelo produto. O empresário era um dos maiores fornecedores de hortifruti de Mato Grosso. Em 2009, Uemura foi acusado de atuar também em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, alem do Espírito Santo. 

De acordo com o Ministério Público, Uemura teria praticado golpes no mercado hortifrutigranjeiro de Mato Grosso, além de outros estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na denúncia, o MPE argumenta que Uemura comprava os produtos em nome de empresas fictícias e de laranjas. 

A Operação Gafanhoto foi deflagrada no dia 5 de março e prendeu oito pessoas. Uemura, acusado de liderar a quadrilha, contava com apoio de policiais civis e político para atuar. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12388/visualizar/