Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 08 de Julho de 2010 às 08:12
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


Candidatos ao Palácio Paiaguás buscam aprimorar planos de governo para atrair os eleitores
Candidatos ao Palácio Paiaguás buscam aprimorar planos de governo para atrair os eleitores

Os candidatos ao governo de Mato Grosso na eleição que acontece em outubro deste ano apresentaram um resumo do programa de governo que executarão, no caso de quem for eleito.

A apresentação das propostas é uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Elas foram protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na segunda-feira, junto com o registro de candidatura dos três candidatos.

Os três principais concorrentes apresentaram programa: o governador Silval Barbosa (PMDB); o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB); e o empresário Mauro Mendes (PSB). O plano de governo do candidato Marcos Magno (Psol) ainda não está pronto.

Em princípio, nenhum candidato tem propostas polêmicas. São questões básicas para o desenvolvimento das áreas básicas, como educação, saúde, segurança, gestão pública, preservação ambiental, desenvolvimento econômico e sustentável.

Na plataforma de governo de Wilson, é apresentado um conjunto de diretrizes fundamentais que, segundo o documento do candidato da oposição, “reconduzem o estado aos caminhos do desenvolvimento com inteireza social, respeito ao contribuinte e a socialização do benefício da ação pública para a justiça social”.

Chama atenção uma epígrafe do programa. Está escrito que “tão importante quanto apresentarmos novas propostas e projetos é mantermos os bons programas adotados pelas administrações anteriores que ainda estiverem em pleno funcionamento”. A frase pode dar o tom da campanha oposicionista, de ataque aos governos, mas garantia de continuidade dos programas.

O plano é dividido em seis eixos estratégicos que tratam de propostas para a educação, segurança, saúde à gestão ambiental e gestão do estado.

Para o problema do setor da saúde, um gargalo no Estado, incluindo a capital, é planejado a melhoria na gestão. Wilson defende organizar as ações e serviços da rede estadual através das Unidades Regionais de forma única e integrada de atenção à saúde, na atenção básica e na de média e alta complexidades.

No plano do governo de Mauro Mendes, ele afirma que “educação, saúde, segurança pública, cultura, esporte, lazer e proteção ambiental terão destacado papel na nossa estratégia de superação da pobreza e da conquista da dignidade cidadã”.

A plataforma foi discutida com os partidos da base aliada – PDT, PPS e PV. Porém, devido ao curto tempo entre a convenção partidária que confirmou a aliança e ao registro de candidatura, novas propostas de governo devem ser incorporadas ao plano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124003/visualizar/