Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quarta - 07 de Julho de 2010 às 07:58
Por: Téo Meneses

    Imprimir


Secretário Judiciário do Tribunal Eleitoral, Breno Gasparoto, afirma que coligações serão intimadas
Secretário Judiciário do Tribunal Eleitoral, Breno Gasparoto, afirma que coligações serão intimadas
Somente 13 candidatos em Mato Grosso estão devidamente registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Isso significa que 97% dos 300 concorrentes que o Estado deve ter nesse ano estão com problemas no registro e muitos deles podem ser proibidos de disputar a eleição. Entre eles estão o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), e o empresário Mauro Mendes (PSB), candidatos a governador.

De acordo com o secretário Judiciário do TRE, Breno Gasparoto, estão devidamente registrados os 9 candidatos do PSOL e mais 4 da coligação "Mato Grosso em Primeiro Lugar", ou seja, o governador Silval Barbosa (PMDB), que busca a reeleição, o candidato a vice na chapa, Chico Daltro (PP), além do ex-governador Blairo Maggi (PR) e o presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Abicalil, que pleiteiam mandatos de senador.

Wilson e Mauro Mendes tiveram os pedidos de registro de candidaturas apresentados pelos partidos e coligações aos quais estão subordinados, mas os requerimentos foram feitos apenas em documentação impressa em papel e não em formato eletrônico, como CD e DVD. Na mesma situação estão centenas de candidatos a deputado estadual e federal de todas as coligações que também tiveram os pedidos de registro apresentados anteontem, último prazo permitido pela Justiça Eleitoral.

Como faltaram as mídias eletrônicas em praticamente todos os registros, o TRE ainda não sabe quantos candidatos o Estado vai ter nesse ano. O secretário Judiciário estima, no entanto, que os postulantes devem somar mais de 300. Esse número só vai ser fechado a partir de sábado, quando expira o prazo para os candidatos fazerem o registro individual se as coligações já não o tiverem feito.

Apesar do grande número de problemas apresentados até o momento, Breno explica que as coligações já começaram a ser intimadas para apresentar em 72 horas as mídias eletrônicas que são exigidas por lei desde a eleição de 2008. "Não acredito que isso vai ser um empecilho para a maioria deles", pondera. No caso de Wilson e Mauro Mendes, os assessores dos dois concorrentes já procuraram ontem mesmo o TRE para solucionar os problemas. Por isso, os dois concorrentes demonstram tranquilidade diante do assunto e começaram ontem mesmo a campanha no primeiro dia permitido por lei.

Depois de feito o registro, o TRE analisará cada pedido para ver se atendem às exigências legais. Será aberto, então, prazo para o Ministério Público e adversários pedirem a impugnação dos candidatos. O Tribuna vai julgar todos os pedidos de registro até o dia 5 de agosto.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124201/visualizar/