Empresa de segurança detecta aplicativo suspeito no Facebook
Um aplicativo suspeito que circulou no Facebook chegou a atrair por volta de 300 mil fãs cujos perfis poderiam ser usados para disparar spam, segundo informou o jornal "The New York Times" nesta terça-feira (6).
Denominado "I will NEVER text again" ("nunca mais mandarei SMS", em tradução aproximada), o aplicativo atraía usuários pela oferta de um vídeo, disse Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da empresa de segurança Sophos.
Nas buscas realizadas pela Folha, contudo, o aplicativo não estava mais no ar.
Quando se clicava em um link de propaganda do aplicativo, ele pedia permissão para acesso a informações básicas e postagem no mural do usuário. Caso fosse aceito, o aplicativo publicava itens no mural do perfil.
"Isso pode ser usado para propaganda, para spam assim como pode ser usado para disseminar malwares", afirmou Cluley. "No momento, eles estão tentando recrutar usuários na rede."
O aplicativo, contudo, aparentava não conter códigos maliciosos --muitos aplicativos do Facebook funcionam dessa forma. Mas o aplicativo que a Sophos questiona era suspeito porque prometia um vídeo que não funcionava.
Representantes do Facebook não foram encontrados para comentar o assunto.
Comentários