Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 06 de Julho de 2010 às 12:27
Por: Larissa Cavalcante

    Imprimir


Há exatos quatro anos, Mato Grosso perdia um de seus políticos mais reconhecidos, Dante Martins de Oliveira. Nascido em Cuiabá, ele ficou nacionalmente conhecido por ser o autor da emenda constitucional nº 5/1983, que propunha as eleições diretas para presidente da república, interrompidas desde 1964. Além de ter sido deputado estadual, deputado federal, prefeito de Cuiabá e ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário, Dante foi governador de Mato Grosso por dois mandatos e deixou um legado que serve de referência para muitos políticos, como o ex-governador Blairo Maggi (PR).

Em entrevista ao PnB Online, Maggi afirmou que Dante tinha uma visão moderna e, com isso, conseguiu garantir avanços para o estado. O ex-governador ainda ressaltou a preocupação de Dante com os menos favorecidos e a importante atuação dele nos momentos em que estava na oposição dos governos que o antecederam. Blairo disse que, após dois mandatos como governador, consegue compreender as angústias de Dante, pois não há como solucionar todos os problemas e atender a todos.

“Dante faz parte da história. Ele encontrou um estado com muitas dificuldades, contas atrapalhadas e servidores com salários atrasados. O legado dele terá que ser registrado em livros, por se tratar de uma experiência única”, afirmou Maggi. Ele também destacou a importância do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), criado pelo governo Dante com o objetivo de financiar o planejamento e execução dos setores de transporte e habitação de todo o estado. “Sem o Fethab, criado pelo Dante, eu seria apenas um gerente de Recursos Humanos do estado”, disse Maggi.

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) disse que Dante foi um grande homem, responsável por um dos movimentos que representou a essência da democracia, o movimento das “Diretas Já”. “Ele batalhou muito, não só por Cuiabá, mas pelo estado de Mato Grosso e pelo Brasil”, afirmou Valtenir.

Veja aqui o vídeo com as declarações do ex-governador Blairo Maggi e do deputado federal Valtenir Pereira.

De acordo com o historiador e analista político, Alfredo da Mota Menezes, um dos principais fatores do legado de Dante foi a preocupação com as questões administrativas de Mato Grosso. Para Alfredo, Dante conseguiu organizar as finanças e terminar o governo com as contas “no azul”, o que auxiliou os governos que o sucederam. O historiador ainda citou a criação do Fethab como uma das principais ações do governo Dante.

Em matéria publicada no Jornal A Gazeta desta terça-feira (06), o governador Silval Barbosa (PMDB), que foi deputado estadual na época em que Dante era governador, disse que o político tucano deixou sua marca com mérito e tem que ser reconhecido pelos importantes avanços que conquistou diante da realidade vivenciada pelo estado naquele momento.

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), lembrou do lado brincalhão e despojado do amigo e companheiro. Riva acredita que, se estivesse vivo, Dante teria muitas chances de voltar ao governo de Mato Grosso, devido ao importante trabalho que desempenhou e ao histórico de avanços que deixou para o estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124304/visualizar/