Quatro anos sem Dante, o homem das Diretas Já
Do visionário que fez de Cuiabá sua grande paixão em dois mandatos, sendo o primeiro eleito após as indicações políticas, e que mais tarde o levaria a ser governador do Estado e o primeiro de sua história a ser reeleito em dois mandatos consecutivos, Dante de Oliveira construiu o respeito da população e da classe política, mesmo entre adversários, por seus feitos e por seus sentimentos.
Mas foi com um simples gesto, entre 512 políticos diferentes, todos deputados federais além de si, que fez dele uma pessoa de renome nacional por ter apresentado a proposta das eleições diretas para presidente da República após mais de 20 anos de Regime Militar que começou com a revolução de 1964 e passou por uma Ditadura e por momentos da história política que todos procuram esquecer, mas deveriam enaltecer para se lembrar que o Brasil passou por momento dos quais não se orgulha, mas com certeza aprendeu a lição e de lá para cá começou a construir a rica história que está deslanchando nos últimos anos e que fazem de nossa Nação, uma esperança para todos. Diretas, Já! se tornou a mais importante manifestações políticas do Brasil.
Nunca tantas pessoas ganharam gratuitamente às ruas em busca de defender sua liberdade de escolher sues governantes. A proposta perdeu para a pressão, mas acabou se tornando o início de uma caminhada que levaria um civil a ser eleito presidente pelo Colégio Eleitoral, mas que tragicamente ruiu quando morreu antes de ser empossado.
Assim foi com Dante, que teve uma trajetória de muitas vitórias. Se o Brasil hoje vive momentos espetaculares em seu crescimento, Dante de Oliveira, sem ufanismo, tem uma pequena parte de responsabilidade disto, pelo político que foi e pelas idéias que sempre defendeu.
Comentários