Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Julho de 2010 às 18:36
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


No período de 06 a 09 de julho de 2010, entrevistadores municipais de 141 municípios, responsáveis pelo cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade social, participam, em Cuiabá, de uma capacitação sobre o novo formulário do Cadastro único para programas sociais. Promovida pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), a capacitação será no Hotel Pálace Mato Grosso, na Rua Joaquim Murtinho, das 8 da manhã às 17 horas.

Instrumento de coletas de dados sócio econômicos de famílias em situação de vulnerabilidade social, o cadastro único, importante ferramenta para o fortalecimento das políticas públicas para a assistência social, passou por reformulações propostas pelo governo federal, no conceito, na forma de registrar e detalhar, ainda mais, as informações e de lidar com as famílias no ato da entrevista. Alta Floresta foi um dos oito municípios onde foram aplicados os projetos pilotos, chamados de pré teste.

O novo formulário do Cadastro Único será apresentado na capacitação estadual, que visa proporcionar, não só conhecimento sobre a nova ferramenta, mas também um novo olhar às famílias vulneráveis socialmente, para que sejam entendidas como portadoras dos mesmos direitos cabíveis a todos os cidadãos. Dados de abril de 2010 apontam a existência, hoje, em Mato Grosso, de 287.725 famílias cadastradas que aguardam a inclusão em algum programa social.

“Com ele será possível mostrar de forma mais detalhada quem são as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, onde e como vivem, suas necessidades prioritárias, a fim de subsidiar a elaboração e implantação de ações para sanar essas necessidades”, afirma a coordenadora estadual dos programas de transferência de renda da Setecs, Laurair Grossi Ribeiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124425/visualizar/