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Nacional
Segunda - 05 de Julho de 2010 às 16:57

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A política do governo brasileiro para o combate ao consumo de crack e outras drogas foi o tema do Seminário Internacional Políticas Sobre Drogas, que começou nesta segunda-feira (5), no auditório Nereu Ramos do Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), com participação da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O evento teve participação do general Jorge Félix, ministro de Segurança Institucional, que apresentou as ações do governo para a área; da secretária nacional de Assistência Social do MDS, Maria Luiza Rizzotti, além de parlamentares e autoridades brasileiros e convidados de outros países.

Ao apresentar o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, Paulina do Carmo Dias Duarte, explicou que se trata de iniciativa do presidente Lula, que reuniu diversos ministros com o objetivo de combater, prevenir o uso e oferecer tratamento e reinserção social a usuários de crack e outras drogas, estendendo as ações aos familiares.

No que se refere a medidas do MDS sobre o assunto, Maria Luiza Rizzotti explicou como a assistência social participa do combate ao consumo de drogas: “Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) agem com função de proteger e prevenir; já os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) atuam entre famílias e indivíduos que perderam o vínculo familiar, muitas vezes motivados pelo consumo de drogas. Relatos de pessoas que sofrem com o problema são captados pelos serviços do nosso ministério”.

Com o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, o MDS ampliou, de maio até hoje, para 1.835 os Cras, 1.025 os Creas e 99 os Creas POP (voltados para a população em situação de rua). “Hoje, nosso plano de expansão chega a 90%, mas pretendemos alcançar 100% de atendimento com os Cras no País”, destacou Maria Luiza, enfatizando a importância do trabalho principalmente junto ao público jovem, principal alvo da campanha.






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