PTdoB decide abandonar aliança de Silval e anuncia seu apoio a Wilson
Após decidir em votação acirrada de 5 votos a 4, durante a convenção realizada na última quarta (30), que apoiairia o candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB), o PT do B mudou de ideia e se registrará, nesta segunda (5), na coligação que defende a candidatura ao governo de Wilson Santos (PSDB).
A mudança, segundo o presidente do diretório regional, Cristiano Nogueira Peres, se deve a uma determinação da executiva nacional, que apoiará o candidato tucano à Presidência da República, José Serra. “Considerando que o maior compromisso firmado na convenção nacional do partido foi o de se adequar e coligar com as candidaturas majoritárias ao governo nos Estados que tiverem palanques para o Serra, entendemos que seria mais coerente acatar a orientação da executiva nacional e apoiar o Wilson”, explicou.
Nogueira ainda ressaltou que diante do parecer do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), classificado por ele como manutenção da disfaçarda verticalização, a participação do PT do B na chapa encabeçada por Silval se tornaria inviável, pois impediria o candidato à reeleição de veicular qualquer imagem ou voz da candidata petista à Presidência Dilma Rousseff. “Politicamente falando, criou-se um clima de insegurança na coligação governista”, disse.
A mesma medida foi adotada também pelo PMN. Agora, a base de apoio do ex-prefeito de Cuiabá passa a contar com oito partidos, enquanto Silval continuará com a maioria das legendas a seu favor, num total de 12. Já o candidato Mauro Mendes (PSB) permanece com as quatro siglas que integram o movimento MT Muito Mais e espera conquistar os dissidentes dos outros partidos. O Psol segue isolado com a candidatura de Marcos Magno.
Comentários