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Cidades/Geral
Terça - 13 de Agosto de 2013 às 14:06

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A obra do trecho que liga Nova Maringá a São José do Rio Claro, na MT-492/249, conhecida como Estrada Nova, já conta com 6 quilômetros de pavimentação asfáltica e outros 8 quilômetros de terraplanagem. O investimento é de R$ 75 milhões. O Estado não marcou data para conclusão e expôs que deve ficar pronta ano que vem.


 
Além de atender o escoamento da produção do agronegócio, a Estrada Nova interliga municípios e dá acesso ao Estado de Rondônia via Campo Novo do Parecis e Sapezal. A partir da pavimentação, os municípios desde Sapezal, na MT-235, até Santa Rita do Trivelato, passando por Campo Novo e Nova Mutum, estarão interligados.


 
A Estrada Velha, como os moradores da região se referem a MT-160, é 10 quilômetros mais curta que a Nova. Apesar de possuir 28 quilômetros pavimentados, no perímetro de São José do Rio Claro, os motoristas são obrigados a trafegar a velocidade média de 30 km/h pelas condições do trecho. "Hoje só usamos a Velha porque ela ainda está melhor que a Nova, mas assim que a Nova tiver pronta passaremos por lá com certeza. Seus caminhos nos atendem melhor. Hoje chegamos aqui quebrados", explicou Ângelo Oliveira, que mora há 19 anos em São José do Rio Claro e trabalha como motorista. Oliveira diz que não vê a hora do asfalto ser concluído. "Todos nós teremos menos hora gasta na estrada. Também vai melhorar muito o transporte de soja e de gado, mas para o desenvolvimento chegar, os dois prefeitos terão que se empenhar para oferecer incentivos para que investimentos sejam feitos aqui. Além de estrada, precisamos de saúde. Não temos especialistas.



Hoje o socorro é em Diamantino, a 185 quilômetros, ou Cuiabá que dá quase 400 quilômetros. Nem raio-X nós temos", desabafou.


 
O MT Integrado, Sustentável e Competitivo é um programa do governo do Estado com objetivo de levar desenvolvimento com sustentabilidade aos 141 municípios, interligando todos com pelo menos uma via de acesso pavimentada. A Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) iniciou as primeiras obras do programa no mês de abril de 2013, e trabalha para fechar todos os contratos e lançar os trabalhos em todos os trechos até o mês de setembro.





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