A polícia paraguaia prendeu neste sábado um dos traficantes brasileiros mais procurados do país e da Interpol (a polícia internacional), informou a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas).

Irineu Domingo Soligo, conhecido como Pingo e considerado um dos barões do tráfico de drogas na região da fronteira, foi preso na sua casa no departamento de Amambay, na divisa com Mato Grosso do Sul, durante a Operação Tamarindo.

De acordo com as autoridades, o traficante foi surpreendido dormindo com sua mulher e um de seus filhos. Foi informado também que não foi realizado nenhum disparo.

O brasileiro --que tem duas condenações no Brasil, uma de 15 e outra de 26 anos de prisão por narcotráfico-- teria associações com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). De sua fazenda, em território paraguaio, comandava uma rede de tráfico internacional de drogas.

A captura foi considerada tão importante que fez com que o presidente Fernando Lugo realizasse uma visita à sede da Senad para conhecer os detalhes da ação.

"É um gol antecipado contra o narcotráfico", afirmou o presidente, que visitou a entidade vestindo uma camisa da seleção paraguaia, que enfrenta na tarde de hoje a Espanha por uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo de 2010.