Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 03 de Julho de 2010 às 07:56

    Imprimir


Nesta quinta-feira 01 de julho, Walney de Souza, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG Poconé) e demais representantes de conselhos de todo estado participaram em Cuiabá de um dia de discussões sobre policiamento comunitário e segurança pública, na ocasião autoridades Militares e Políticas de Mato Grosso estiveram recebendo os militares do estado que estiveram no Japão e as autoridades japonesas que visitam o país ouvindo propostas sobre implantação do sistema japonês de segurança para Mato Grosso.

Já nesta sexta-feira a partir após as 15 horas uma comitiva de autoridades visitaram a Companhia de Policia Militar de Poconé e ouvirão o presidente do Conseg e o Major Arruda, Comandante da Companhia no município, sobre a realidade da cidade e sua cultura.

Entre as autoridades esteve visitando o município pantaneiro o coordenador de Polícia Comunitária, major PM Jonas Araújo acompanhando o perito inspetor da Polícia Metropolitana do Japão, Naoto Honda.

O objetivo do encontro em Cuiabá e a visita a Poconé foram promover a troca de experiências entre as policias do Brasil e do Japão, levar mais conhecimento de policia comunitária aos profissionais da segurança pública e membros da sociedade ligados a esta filosofia e melhorar ainda mais o que está sendo desenvolvido em Mato Grosso.

Durante o encontro em Cuiabá, Walney de Souza e outros presidentes de CONSEGs no estado puderam conheceras experiências em Polícia Comunitária desenvolvida no Japão por meio do sistema Koban, a integração dos policiais com a comunidade japonesa e souberam como funcionam as Bases Comunitárias no país. Policiais militares de onze estados estiveram de 11 a 27 de junho no Japão participando do curso de policiamento comunitário, conhecido como Koban. Esta foi a segunda turma enviada ao país pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, desde novembro de 2008, quando foi firmado um convênio Federal com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A filosofia japonesa nesse tipo de policiamento já é aplicada em São Paulo desde 1999.

Em Cuiabá, os participantes também ouviram as experiências vividas por dois policiais militares de Mato Grosso que estiveram no Japão participando curso.

Ainda no encontro Walney de Souza solicitou a delegada Elaine Fernandes, a implantação em Poconé do projeto “De cara limpa contra as drogas”. A delegada esteve no evento explicando sobre o projeto desenvolvido pela Polícia Judiciária Civil. O projeto trabalha em duas vertentes: prevenção e repressão. A idéia é sensibilizar e conscientizar a sociedade de que a prevenção ao uso e a repressão ao tráfico de drogas não é apenas dever da polícia, mas responsabilidade de todo cidadão que deseja um mundo de paz.

Na visita do coordenador de Polícia Comunitária, major PM Araújo e o perito inspetor da Polícia Metropolitana do Japão, Naoto Honda na CIA de Poconé, a comitiva conheceu o centro histórico da cidade podendo aprender um pouco da cultura e arquitetura do município, em seguida seguiram para uma visita ao Pantanal.

Sistema Koban: O sistema japonês é considerado o melhor do mundo no quesito segurança preventiva, usando três policiais, por turno, numa base, e tem como objetivo coletar opiniões da comunidade sobre questões relacionadas à segurança, além de ampliar a integração da ação policial com os moradores de uma determinada região ou bairro.

No Japão existem mais de 6,5 mil kobans (bases comunitárias), 8,1 mil chuzaishos (postos policiais maiores) e 8,4 mil policiais envolvidos na atividade, o soma cerca de 40% do efetivo direcionado ao trabalho preventivo. A tradição passa de 130 anos. Segundo a JICA, 85% das ocorrências são solucionadas no país oriental.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124809/visualizar/