Só 23% dos empresários acham que próximo presidente reduzirá carga tributária
Pesquisa do IBOPE realizada a pedido da Amcham (Câmara Americana de Comércio) mostra a descreça da iniciativa privada em um aumento da competitividade do país por meio da redução da carga tributária. Segundo o levantamento, feito a partir de entrevistas com cem associadas da entidade, apenas 23% das empresas acreditam que o próximo presidente brasileiro irá promover uma diminuição de impostos.
A carga tributária elevada, por sua vez, é apontada por 81% das empresas como o principal aspecto que afeta os negócios do setor produtivo.
Na opinião de Luiz Gabriel Rico, diretor-executivo da Amcham, a iniciativa privada deve se mobilizar para pleitear uma redução da carga tributária e ainda lutar para simplificar a burocracia existente no Brasil.
"Hoje temos entraves de infraestrutura, complexidade das normas do país, carga tributária e os juros entre os mais elevados do mundo", afirmou Rico, ao ressaltar que a organização tributária é citada por 89% das empresas como que mais inibe investimentos estrangeiros.
A pesquisa da Amcham faz parte do documento que será entregue em agosto aos candidados à presidência, com propostas para melhorar a competitividade das empresas. Os principais temas serão: qualificação de mão de obra, infraestrutura, carga tributária e burocracia.
Comentários