Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 02 de Julho de 2010 às 19:07

    Imprimir


A Unimed Cuiabá recebeu, pela quinta vez consecutiva, o Selo de Responsabilidade Social da Unimed Brasil. Por meio do Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), a Cooperativa desenvolve diversos projetos, nas áreas cultural, assistencial, esportivos, além daqueles voltados à reinserção social, educação, aos colaboradores da Singular e iniciativas em patrocínios e parcerias para obras que beneficiem a sociedade.

Dos quatro estágios possíveis na certificação, a Unimed Cuiabá se encontra no Estágio 3 e, em razão disso, a Cooperativa já integra o banco de prática da Unimed do Brasil. “É uma grata satisfação e reforça a credibilidade que a nossa cooperativa conquistou nos últimos anos. Avançamos e vamos continuar nesse processo até alcançarmos o estágio 4, o que trará à cooperativa excelência no negócio de se fazer responsabilidade social”, afirmou o presidente da Unimed Cuiabá, João Bosco de Almeida Duarte

A metodologia de avaliação do selo é norteada por sete temas de responsabilidade social: Valores, Transparência e Governança, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Governo e Sociedade, Clientes e Comunidade. Dos 100 pontos possíveis, a cooperativa somou 78,30 pontos. Destaque para a categoria Clientes, onde foi alcançada a pontuação máxima, 13 pontos. Outro relevante aspecto foi o da Comunidade, com 12,30 pontos dos 13 possíveis. “Isso serve de estímulo para que busquemos fortalecer os princípios do cooperativismo e construir uma sociedade mais justa e sustentável”, avaliou a presidente do PróUnim, Maria Alice Thommen Pereira.

Segundo o consultor Marcelo de Menezes, responsável pela disseminação da política de responsabilidade social nas Unimeds do Brasil, a evolução apresentada pela Unimed Cuiabá está acima das expectativas. “Posso garantir que esse é o ano de resultados e a expectativa é a de que a Unimed Cuiabá seja contemplada com selos de reconhecimento internacional, como a NBR 161010 que é uma certificação da ABNT, o que certamente agregará ainda mais valor à marca”, anunciou o consultor.

Por meio da impressão do Relatório Social, o PróUnim divulgou neste mês resultados e conquistas obtidos com os trabalhos desenvolvidos pelo Programa, uma prova da evolução pela qual tem passado nos últimos anos. “Isso representa transparência já que estamos prestando contas de exatamente tudo o que fizemos”, lembrou o presidente da Cooperativa. A intenção é que os próximos relatórios sociais sejam realizados conforme prevê o Global Reporting Initiative (GRI), a mais completa e reconhecida ferramenta de comunicação do desempenho social, ambiental e econômico das organizações no mundo.

Nesse sentido, para continuar somando pontos nos próximos diagnósticos, a Unimed Cuiabá contará com um setor de gestão de Responsabilidade Social, no intuito de garantir a profissionalização dessa área, cuidando das atividades realizadas pelo PróUnim. “Estamos tratando de gerenciamento de negócios e por isso é preciso ter um responsável pela administração de contratos, elaboração de projetos e relatórios e ainda pela priorização de tarefas”, revelou João Bosco.

A Comissão Julgadora - A comissão julgadora da 8ª edição do Selo Unimed de Responsabilidade Social foi formada pela representante do GRI do Brasil, Gláucia Térreo, pelo diretor de Sustentabilidade da The media Group, Roberto Gonzalez, do presidente do Comitê Brasileiro de Pacto Global, Vitor Seravalli, além dos integrantes da equipe de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil, Maike Rothenburg Mohr e Maria Antonia Marcon dos Santos. “Com tantos especialistas do assunto, definitivamente estamos muito orgulhosos e honrados com essa certificação”, finalizou João Bosco.

Histórico - O primeiro processo de certificação de ações condizentes com a boa prática social ocorreu em 2003. Em sua 8ª edição, o Selo identifica as cooperativas do Sistema Unimed que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão e é um importante diferencial para todo o mercado, que reconhece e valoriza as empresas com essa postura.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124868/visualizar/