A decisão de última hora do PSC de desembarcar da candidatura Serra retirou do tucano e levou para a petista 19 segundos.
Somados os 6 segundos do PTC, Dilma terá 10min26s a cada bloco de 25 minutos de propaganda, que começa em 17 de agosto. Isso representa 42% do tempo total e é 47% superior ao que terá Serra.
Fazem parte da chapa de Dilma PT, PMDB, PDT, PR, PSB, PC do B, PSC, PRB e PTC. Nas cinco vezes em que disputou a Presidência, Lula não teve mais do que seis partidos em sua chapa.
Já Serra terá o suporte de seis legendas (PSDB, DEM, PPS, PTB, PMN e PT do B), o que lhe proporcionará 7min07s nos blocos de 25 minutos --serão seis na TV, a cada semana--, 28,5% do total. Isolada, Marina Silva (PV) terá 1min13s, 5%.
A definição do espaço deve ser divulgada pela Justiça Eleitoral neste mês. A projeção acima considera o lançamento de 11 candidaturas (oito nanicas). A legislação eleitoral, por sua vez, estabelece o número de deputados federais eleitos como principal critério da divisão.
Dilma terá o maior espaço por ter reunido partidos que elegeram um maior número de deputados. Sua fatia de 42% se assemelha à que Serra teve em 2002 e à que Geraldo Alckmin (PSDB) teve em 2006. Os dois perderam para o presidente Lula, que nas duas disputas não teve tempo superior a 30%.
Essa é a primeira vez que o PT terá a predominância na propaganda televisiva.
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