Setor de veículos também foi beneficiado; medida vai contribuir para alta nas vendas
IPI reduzido sobre materiais para construção fica até final de dezembro
"Estamos com o mercado aquecido o que fez aumentar o preço de alguns produtos, como por exemplo, o cimento". De acordo com ele, o setor da construção civil tem apresentado incremento médio de 15% nos últimos meses. "Temos que considerar também a Copa de 2014 que vão incentivar as vendas no setor". As novas prorrogações anunciadas pelo governo têm como objetivo manter o atual incentivo tributário ao investimento, de modo a aumentar a capacidade de produção e sustentar o crescimento não inflacionário da economia. Mas no setor de veículos pesados, a iniciativa é pouco satisfatória em Mato Grosso.
O presidente do Sindicato das Concessionárias de Veículos, Tratores, Máquinas e Motos de Mato Grosso (Sincodiv-MT), Paulo Boscolo, explica que a falta de infraestrutura das rodovias, o preço do combustível que é um dos mais caros do país, contribuem para o aumento do valor cobrado pelo frete, e pressiona os resultados positivos colhidos com a redução do IPI. "Não adianta conseguir comprar o veículo mais em conta se o setor não tem condições para trabalhar sem ter grandes prejuízos".
Independentemente disso, a alíquota de IPI incidente sobre caminhões, caminhões-tratores e reboques permanecerá em zero até o fim do ano. Anteriormente, a previsão era de que a alíquota de IPI retornasse para 5% a partir de 1º de julho de 2010. Segundo estimativa da Receita Federal, a prorrogação corresponde a R$ 280 milhões até o final do ano. No caso de veículos comerciais leves, como pick ups e caminhonetes, a alíquota de IPI permanecerá em 4% até o final do ano. A previsão era de que a alíquota de IPI retornasse para 8% e 10%, dependendo do tipo de veículo. A nova desoneração custará ao governo R$ 105 milhões. Entre os produtos que irão manter o IPI reduzido se destaca, cimento, chuveiros, etc. As tintas, por exemplo, cuja alíquota normal para o tributo é 5%, mantêm-se no segundo semestre com zero de tributação do IPI. Com as medidas, o governo deixará de arrecadar um total de R$ 1,498 bilhão. Desse total, a maior parte vem dos materiais de construção, R$ 723 milhões. O governo também deixará de arrecadar R$ 280 milhões com a desoneração de caminhões e R$ 105 milhões com os veículos comerciais leves.
Comentários