Sete dos oitos federais querem manter mandato
Da bancada federal mato-grossense, quase todos os parlamentares vão participar da eleição 2010. A exceção é a senadora Serys Slhessarenko (PT), que não vai disputar o pleito este ano, e o senador Jayme Campos (DEM), que tem mandato até 2014.
Sete dos oito deputados federais vão tentar a reeleição. Carlos Abicalil (PT) é o único que vai buscar um cargo eletivo diferente: ele é candidato ao Senado Federal.
Este ano, duas das três vagas de senador serão renovadas. Enquanto na Câmara o mandato é de quatro anos, no Senado o candidato se elege para oito anos de legislatura. A diferença entre os dois cargos é que para deputado federal a eleição é proporcional, ou seja: o voto soma para a legenda e não só para o candidato. Já para o Senado, o sistema é majoritário, o voto vai apenas para o candidato. Ganha aquele que tiver mais votos.
Em seu segundo mandato como deputado federal, Abicalil decidiu subir para o alto Legislativo. Antes, porém, ele teve que enfrentar a senadora Serys Slhessarenko, que não abria mão da sua candidatura à reeleição. Mesmo com boa atuação parlamentar, ela disputou uma eleição interna com Abicalil para definir quem seria o candidato petista ao Senado. O deputado obteve voto da maioria dos correligionários.
Carlos Bezerra (PMDB), Pedro Henry (PP), Eliene Lima (PP), Thelma de Oliveira (PSDB), Valtenir Pereira (PPS), Wellington Fagundes (PR) e Homero Pereira (PR) buscarão a reeleição. PMDB, PR e PT formaram um chapão nesta eleição. Já o PP preferiu ir para a disputa praticamente sozinho, fazendo coligação apenas com partidos nanicos. O PSB formou aliança para federal com PDT e PPS.
Comentários