Deputados buscam cargos majoritários
Todos os deputados estaduais de Mato Grosso vão participar da eleição 2010, seja para reeleição ou para outros cargos. Dos 24 parlamentares da Assembleia, 20 vão tentar a reeleição, um será candidato a deputado federal, um tentará o Senado e dois serão candidatos a vice-governador.
O deputado Dilceu Dal Bosco (DEM) será o vice na chapa encabeçada por pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB). Dilceu possui liderança reconhecida na região norte do Estado. Ele ingressou na vida pública em 2000, ao assumir a Secretaria de Governo da prefeitura de Sinop. No ano seguinte, foi eleito deputado estadual pelo PSDB com 21.490 votos e reeleito em 2006 com 30.159 votos.
Com a entrada do deputado para a chapa majoritária, o grupo liderado pelo PSDB e Democratas tentará combater a força política de Silval Barbosa e do ex-governador Blairo Maggi no interior, já que Dal Bosco mantém estreito relacionamento com o segmento do agronegócio da região norte de Mato Grosso.
Já o deputado Otaviano Pivetta (PDT) será o vice do empresário Mauro Mendes (PSB). Empresário e produtor, é dono de grande fortuna. Em 2006 ele declarou ter um patrimônio estimado em R$ 82 milhões, sendo um dos deputados mais ricos do Brasil. Ele tem grande força política na região médio norte de Mato Grosso, tendo sido duas vezes prefeito de Lucas de Rio Verde e saindo da prefeitura com alto índice aprovação da população.
Conhecido pelo estilo combativo e polêmico, Percival Muniz (PPS) foi confirmado como candidato a senador pelo grupo Mato Grosso Muito Mais (PSB, PDT, PPS e PV). Com longa trajetória política – foi deputado federal constituinte e prefeito de Rondonópolis por dois mandatos – ele dará força ao palanque do empresário Mauro Mendes (PSB), candidato ao governo do Estado. Quando eleito para deputado, teve aproximadamente 42 mil votos.
Já o deputado petista Ságuas Moraes será o único dessa legislatura da Assembleia a tentar uma vaga de deputado federal. Como o deputado federal do PT Carlos Abicalil vai tentar uma vaga no Senado este ano, foi aberto espaço para Ságuas tentar subir para a Câmara Federal, em Brasília. Ele já foi prefeito de Juína por dois mandatos e está no segundo mandato de deputado estadual, sendo reeleito em 2006 com 25.983 votos.
Os outros 20 deputados buscarão a reeleição. Nessa legislatura, o partido que mais tem representantes na Casa é o PR, com seis das 24 cadeiras, seguido pelo PP, PMDB e DEM, com quatro deputados cada um. Os democratas possuem três representantes na Assembleia. PSDB, PPS, PDT e PSB são representados por um deputado, cada legenda.
Comentários