Partidos têm até o dia 5 de julho para que realizem o registro das candidaturas.
Quatro candidatos vão concorrer ao governo de Mato Grosso
Os partidos políticos já realizaram as convenções e definiram seus candidatos ao cargo de governador de Mato Grosso. Até o momento, quatro candidatos foram homologados e devem concorrer ao pleito nas eleições deste ano. São eles, por ordem alfabética: Marcos Magno (PSOL), Mauro Mendes (PSB), Silval Barbosa (PMDB) e Wilson Santos (PSDB). Os partidos têm até o dia 5 de julho para realizar o registro das candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
O PSB, de Mauro Mendes, se coligou com o PDT, PPS e PV para a chapa majoritária. Desta forma, o candidato a vice-governador será o deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT). O PMDB, de Silval Barbosa, também articulou um arco de alianças e se uniu com os partidos PT, PR, PP, lançando Chico Daltro (PP) como candidato a vice-governador. Na chapa de Wilson Santos, o PSDB se uniu com o DEM e PTB, lançando o deputado estadual Dilceu Dal"Bosco (DEM) como candidato a vice. O PSOL decidiu lançar uma chapa pura e o candidato a vice-governador será José Roberto de Freitas Cavalcante (PSOL).
Perfil
Marcos Magno (PSOL) é administrador de empresa e microempresário e atualmente é o presidente do PSOL em Mato Grosso. O vice dele, José Roberto de Freitas Cavalcante, é advogado.
Mauro Mendes (PSB) é empresário, engenheiro eletricista e concorreu ao cargo de prefeito de Cuiabá nas últimas eleições, quando perdeu para Wilson Santos. O candidato a vice, Otaviano Pivetta (PDT) é agricultor, empresário e já foi eleito prefeito de Lucas do Rio Verde por duas vezes. Atualmente Pivetta atualmente ocupa o cargo de deputado estadual.
Silval Barbosa (PMDB) é bacharel em direito, industrial, empresário. Ele já foi prefeito de Matupá e deputado estadual por dois mandatos, sendo que atualmente ocupa o cargo de governador de Mato Grosso, assumindo a função com o afastamento de Blairo Maggi. O candidato a vice, Francisco Daltro (PP), é deputado estadual.
Wilson Pereira dos Santos (PSDB) é professor e pós-graduado em Gerência de Cidades. Já foi vereador por Cuiabá, deputado estadual, deputado federal e prefeito eleito de Cuiabá por dois mandatos. O vice na chapa dele é o engenheiro eletricista Dilceu Antônio Dal"Bosco (DEM), que atualmente ocupa o cargo de deputado estadual.
Prazos
Os partidos têm até o dia 5 de julho para que realizem o registro das candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Se algum partido deixar de encaminhar o registro, o candidato poderá solicitar o registro de candidatura individualmente até 48 horas depois que o Tribunal divulgar a lista de inscritos. Esta lista deve ser divulgada até o dia 8 de julho. "O prazo fatal é até as 19h do dia 10 de julho", explica o secretário judiciário do TRE, Breno Gasparotto.
De acordo com o TRE, se houver registros de candidatura aos cargos majoritários cancelados, cassados ou indeferidos, os partidos poderão fazer a substituição dos candidatos em qualquer data até a véspera da eleição. "Já com relação à eleição proporcional, o prazo para substituição é de 60 dias antes do pleito", completou Gasparotto.
Comentários