Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quarta - 30 de Junho de 2010 às 13:42
Por: Ronaldo Couto/Barra do Garças

    Imprimir


A disputa para deputados estadual e federal na região do Araguaia será acirrada, pois pelos menos 15 candidatos devem disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e outros três devem seguir na briga por uma cadeira na Câmara Federal. Ao todo, o vale do Araguaia soma 146 mil votos dos 28 municípios do Araguaia.

Para estadual, somente em Barra do Garças, estão na briga o deputado e candidato à reeleição, Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, além de Cândido Teles (PSB), afilhado político do prefeito Wanderlei Farias (PR), Leandro Soares (PP), filho do conselheiro Alencar Soares, os vereadores Miguel Moreira (PTB), Odorico Kiko (PT) e Sávio Carvalho (PDT). Também estão na disputa, o ex-vereador Ailton Biroska (PPS), José Roberto Cruz (PDT), filho do ex-deputado Roberto Cruz, e a odontóloga Lílian Karla.

Em Nova Xavantina, o presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel José da Silva, o Branquinho, será o representante da cidade na disputa por uma vaga no legislativo estadual. O município de Água Boa terá dois candidatos: o ex-prefeito Selso Carvalho e o vereador Marquinhos. De Vila Rica sai Washington José, enquanto de Canarana os postulantes são Marcos Rosa e o ex-secretário de Desenvolvimento Rural Neldo Egon. Em Querência, o candidato será Valério Fernandes.

O quociente eleitoral em 2010 deve ficar em torno de 65 mil votos para eleger um deputado estadual, sendo assim, a região do Araguaia tem condições de eleger pelo menos dois representantes na Assembleia Legislativa. Entretanto, isso dependeria de uma campanha de conscientização das lideranças políticas para estimular o voto útil no Araguaia.

A disputa para federal é um pouco menor, já que o quociente eleitoral é de 216 mil e acaba dificultando a disputa. Mesmo assim, o suplente de deputado federal Eduardo Moura irá brigar novamente por uma cadeira na Câmara Federal e disputará espaço com Roberto Farias, além do candidato à reeleição, o deputado federal Wellington Fagundes (PR), que apesar de ser de Rondonópolis, mantém uma forte base no Araguaia. Em 2006, ele teve cinco mil votos na Barra contra 15 mil de Moura. Esse ano, Fagundes promete devolver o placar.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/125266/visualizar/