Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Junho de 2010 às 11:31

    Imprimir


O Projeto Japuíra que congrega mulheres capacitadas para costura industrial está também formando novos profissionais no ramo de concerto de máquinas de costura, que possui uma grande demanda e mão de obra escassa no estado. Em Nortelândia, jovens estão sendo beneficiados com o projeto, que mudou a realidade de muitas famílias. Os garotos envolvidos não possuíam qualquer qualificação e tinham o dia fora da escola ocioso, agora estão economicamente ativos e ajudando no sustento da família.

Logo no inicio do projeto, em 2009, Bruno Fernandes de Souza, 17, se interessou pela oportunidade e foi preparado por técnicos do Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), para concertar as máquinas que estão sendo utilizadas no projeto em Nortelândia, mas tão logo aprendeu a fazer concertos nos instrumentos recebeu proposta de uma grande empresa do setor, no município de Tangará da Serra, para onde foi para a alegria da família. Bruno ficou entusiasmado com a oportunidade de emprego que recebeu e hoje ganha um ótimo salário para dar assistência em máquinas residenciais e industriais. Com a saída de Bruno Fernandes, outro jovem foi preparado para substituí-lo e nesta quarta-feira (30.06), deixa Nortelândia para trabalhar no próprio IMA em Cuiabá, em razão de seu grande aproveitamento. Thiago Romário Moura, 18, pode chegar a receber mensalmente R$ 1.500 de salário com a nova profissão.

Ele disse que está muito contente com a oportunidade de emprego, depois que aprendeu na própria oficina em Nortelândia a concertar as máquinas. Disse ainda que antes não fazia nada durante o dia e se quer tinha expectativa de um futuro melhor, pela falta de oportunidades na cidade e na região para pessoas da sua idade. “Estou muito feliz, e devo muito a este projeto e as pessoas que me deram esta chance, minha mãe e minha família estão orgulhosos de mim” disse emocionado. Thiago Romário deverá participar de um curso avançado em Santa Catarina e ainda conhecer uma feira sobre as mais modernas tecnologias em se tratando de máquina de costura.

O instrutor de mecânica de máquinas, Luiz Carlos de Oliveira, informou que pela primeira vez presenciou tamanha procura por profissionais com esta especialidade dentro do projeto, e que em Nortelândia o resultado foi surpreendente em virtude da oportunidade de emprego que se abriu para jovens e adolescentes.

A instrutora de costura, Genaura Bandeira, creditou o sucesso que vem tendo na cidade por conta do empenho do poder público municipal, que não mede esforços para dar as condições necessárias que exigem o projeto. Ela também destacou o fato de os jovens capacitados na cidade rapidamente receberem propostas de trabalho fora do município, mudando a vida do próprio jovem e de sua família.

Osmar Rodrigues, coordenador dos projetos pelo IMA, disse que objetivando aperfeiçoar o serviço de reparo de máquinas o instituto procura treinar pessoas da própria comunidade para atender as necessidades, para isso qualifica pessoas selecionadas pelos parceiros com noções básicas na manutenção de máquinas e que em Nortelândia o resultado têm sido muito positivo.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana dos Anjos Martins Perón, destacou que o projeto vem obtendo números e resultados satisfatórios, e acredita que ainda há muito que avançar, mas que não tem dúvidas de que a médio e longo prazo ele será um grande indutor do desenvolvimento social e econômico. “Existe um comprometimento recíproco do instituto e da administração com o resultado desse projeto, a prova disso é que com um ano e meio nós já avançamos muito em todos os sentidos” frisou ela. A secretaria fez questão ainda de agradecer o presidente do IMA, Álvaro Sales, que têm sido bastante importante no processo de desenvolvimento do Japuíra em Nortelândia.

Neste momento o projeto já esta capacitando sete jovens para o mercado de trabalho, sendo duas mulheres, uma de Nortelândia e uma do município de Denise, destes dois já possuem proposta de trabalho em grandes empresas assim que concluírem o curso em Nortelândia.

O Japuíra já está atendendo a indústria nacional e estadual de confecções na fabricação de calças, bermudas e uniformes para empresas.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/125284/visualizar/