Partido Progressista vai sozinho na eleição para estadual
Mesmo com PT, PMDB e PR esperando a adesão do PP para compor a chapa de deputado federal na eleição que acontece este ano, os progressista decidiram caminhar praticamente sozinhos na eleição proporcional.
Para estadual, como já era esperado, o partido vai ter uma chapa pura, sem mais nenhum partido coligado, acreditando na força dos nomes que tem, principalmente do deputado José Riva, o mais votado do Brasil na eleição de 2006.
Já para federal, o PP vai se juntar à frentinha Mato Grosso com Fé, formada pelos nanicos PTN, PRB, PTC, PMN e PCdoB. Entre os indicados dos nanicos está a esposa do deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB), Jaqueline Guimarães (PHS). Mesmo assim, os principais nomes da chapa são do PP, não restando muitas oportunidades para os partidos menores. Na verdade, as indicações da ‘frentinha’ ajudam o partido a cumprir a exigência eleitoral de que 30% das candidaturas devem ser de mulheres. Das oito indicações dos nanicos, três são mulheres.
O partido fez um “mapa” dos candidatos para atender todas as regiões do Estado e garantir mais votos. Uma das surpresas foi a mudança do empresário Roberto Donner, de Sinop. Proprietário de um dos maiores grupos de comunicação de Mato Grosso, ele já estava confirmado como candidato a deputado federal, mas foi para a chapa de estadual.
A decisão foi tomada ontem, na convenção do partido. Segundo Donner, sua saída foi para “não bater de frente” com o outro candidato a federal, Nery Gheller, de Lucas de Rio Verde.
Comentários