Pedagoga do IFMT apresenta artigo em Congresso Internacional de Educação
A pedagoga e pesquisadora do Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Nádia Cuiabano Kunze, apresentará seu artigo científico “O Surgimento da Rede Federal de Ensino Profissional nos Primórdios do Regime Republicano Brasileiro”, no VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação que será realizado na cidade de São Luís, no Estado do Maranhão, no período de 22 a 25 de agosto de 2010. Esse artigo também foi publicado na 2ª edição da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, disponível no site do MEC - http://bit.ly/9PzE4y
O artigo resultou da sua pesquisa científica que investigou a trajetória histórica da Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso (EAAMT) – embrião do atual Campus de Cuiabá "Octayde Jorge da Silva" do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) – no período de 1909 a 1941.
O texto aborda o processo de criação da rede federal de instituições escolares de ensino profissional no Brasil, na qual a EAAMT foi projetada. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que a Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso, ocorreu quando o Presidente da República, Nilo Procópio Peçanha, expediu o Decreto nº. 7.566, de 23 de setembro de 1909, com o qual criou, em cada capital dos estados brasileiros, uma Escola de Aprendizes Artífices.
“A finalidade dessas escolas era a de ministrar o ensino de ofícios referentes às especialidades industriais de cada localidade, de proporcionar aos considerados ociosos e desprovidos da fortuna uma profissão, um ofício, e de formar os futuros operários úteis às indústrias nascentes. O conjunto das dezenove escolas profissionais congêneres foi concebido no âmbito das ações voltadas à afirmação e consolidação da República Federativa Brasileira, bem como, ao seu progresso que foi atribuído à educação do povo, ao controle social e à industrialização, entre outras condições”, relata o artigo da pesquisadora Nádia Kunze.
Conforme a pesquisadora, a Educação Profissional foi tratada como assunto de prioridade nacional tanto pelo governo federal quanto pelos governantes estaduais, esse projeto de educação profissional se concretizou rapidamente com a instalação de todas as escolas nos estados, à exceção da do Amazonas, antes de findar o ano de 1910.
Nádia Kunze é pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em História da Educação pela UFMT. Doutoranda em História da Educação na Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora permanente do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. Atua como técnica administrativa do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá “Octayde Jorge da Silva” e é Conselheira Editorial da Revista Profiscientia/IFMT/Campus Cuiabá. Atualmente ela está afastada do IFMT para concluir o seu doutorado na USP.
Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
O Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação é um veículo dos mais significativos para o intercâmbio de ideias e de resultados de investigação dos pesquisadores em História da Educação das comunidades lusitana e brasileira.
Historicamente, sua promoção expressa uma parceria internacional estabelecida entre o Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (GT-HE/ANPEd) e a Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SHE/SPCE), contando, desde 1999, com a co-promoção da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).
A primeira versão do evento ocorreu em Lisboa, em 1996. As edições posteriores alternaram a sede sempre entre uma cidade brasileira e uma portuguesa: São Paulo/BR (1998), Coimbra/PT (2000), Porto Alegre/BR (2002), Évora/PT (2004), Uberlândia/BR (2006) e Porto/PT (2008).
Em 2010, o evento será realizado no Brasil, na cidade de São Luis no estado do Maranhão, de 22 a 25 de agosto, com a temática central: "Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação".
Comentários