Essa relação foi estabelecida pela primeira vez em um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, divulgado neste mês no "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine".
Sabe-se que tanto a poluição quanto a apneia estão relacionadas ao aumento de problemas cardíacos, mas nunca tinha se verificado uma relação entre ambas.
A apneia do sono se caracteriza por pausas respiratórias à noite. Pode ser causada por obesidade, bronquite e alcoolismo, entre outros fatores, e está ligada a arritmias cardíacas e hipertensão.
O estudo avaliou dados de mais de 3.000 voluntários com mais de 39 anos, submetidos a exames que monitoram o sono do paciente.
Os autores concluíram que elevações de temperatura em qualquer época do ano e a poluição do ar estão associados a maior risco de apneia.
No verão americano, o aumento das partículas de poluição foi relacionado a uma elevação de 13% no risco de apneia, além da redução da qualidade do sono.
"Esse tipo de resultado pode ajudar a controlar melhor os mecanismos que levam às doenças cardiovasculares", diz o pneumologista Pedro Genta, do Centro de Medicina do Sono do Hospital do Coração.
CAUSAS
Um dos mecanismos responsáveis pela relação encontrada na pesquisa seria a inflamação nas vias aéreas causada pela poluição. A parada de respiração durante a noite ocorre pelo estreitamento na garganta. A inflamação pioraria esse quadro.
Outra hipótese é a da interferência da poluição atmosférica na regulação da respiração pelo sistema nervoso.
"Há uma espécie de "receptor de irritação". Se o paciente respira porcaria, há diminuição de amplitude respiratória. A resposta é parar de respirar", explica o patologista Paulo Saldiva, do laboratório de poluição da Faculdade de Medicina da USP.
Quando a temperatura sobe e a umidade relativa do ar cai -o que é típico do clima de São Paulo no inverno-, há maior concentração de poluentes no ar. Nesse caso, é bom que a pessoa com apneia faça inalação para limpar as vias aéreas.
Os portadores do distúrbio que usam aparelhos específicos para facilitar a respiração à noite devem conversar com os médicos para aumentar a pressão e melhorar os filtros dessas máquinas.
"Se você procurar esses pacientes, eles lhe dirão que os filtros ficam pretos nessa época do ano", diz Saldiva.
Comentários