A confiança do consumidor americano voltou a cair em junho após três meses de alta, de acordo com o índice de confiança do consumidor (Consumer Confidence Index) divulgado nesta terça-feira pelo instituto privado The Conference Board.

A confiança do consumidor caiu de 29,8, em maio, para 25,5, em junho, derrubando o índice a 52,9, ante 62,7 em maio. A expectativa do mercado era de que o indicador ficasse em 62,5.

A expectativa do consumidor também apresentou queda no índice: de 84,6, em maio, para 71,2, em junho.

O Consumer Confidence Index é elaborado por meio de levantamento em cerca de 5.000 lares norte-americanos e é dividido em duas categorias: situação econômica atual do país (40%) e expectativa em relação ao futuro da economia (60%).

Os consumidores que assinalaram que a economia está em um nível "bom" caíram para 8%, ante o levantamento anterior quando 9,7% tinha esta impressão. Os consumidores que a acham as condições atuais ruins, aumentaram de 39,5% para 42,4%.

Em relação ao desemprego, 44,8% dos entrevistados acreditam ser "difícil de conseguir (emprego)". O percentual em maio era 43,9%.