Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 29 de Junho de 2010 às 10:28

    Imprimir


Deputado federal Carlos Abicalil, que tem cotação alta para o Senado, segundo o Diap
Deputado federal Carlos Abicalil, que tem cotação alta para o Senado, segundo o Diap

O deputado federal Carlos Abicalil é um dos 12 nomes cotados dentro do projeto do PT nacional de ampliar a bancada no Senado. O parlamentar mato-grossense é o segundo nome da disputa por uma vaga no Senado - o outro é o ex-governador Blairo Maggi (PR) -, na aliança governista "Mato Grosso em 1º Lugar", encabeçada pelo governador Silval Barbosa (PMDB).

Com base em uma análise feita pelo diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, o site Congresso em Foco informa que o PT tem as maiores chances de aumentar sua bancada no Senado depois das eleições de outubro.

Com 11 senadores atualmente, dos quais oito terminam o mandato em fevereiro de 2011, a legenda do presidente Lula e da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff tem boas possibilidades de passar a contar com 16 senadores na próxima legislatura.

Em relação ao DEM e PSDB, os dois principais partidos de oposição, o Diap aponta que ambos devem perder senadores na composição da próxima legislatura. O PSDB tem 13 senadores, sendo que nove terminam o mandato em 2011.

O levantamento diz que o tucano Antero Paes de Barros tem "cotação em alta", com boas chances de retornar ao Senado. O ex-governador Blairo Maggi não é citado, tampouco o PR, assim com o ex-procurador Pedro Taques.

Para o diretor do Diap, o PT tem chances altas de eleição de senadores em 12 Estados (veja a lista dos candidatos em cada estado) e ainda de emplacar novamente o suplente amazonense João Pedro. Ele já ocupou a vaga, no lugar do senador Alfredo Nascimento, que agora, embora tenha mandato até 2015, tem chances de se eleger governador do Estado.

Como as últimas pesquisas mostram o ex-ministro dos Transportes na frente da disputa, com até 36% das intenções de voto, as chances do PT herdar a vaga sem muito esforço também aumentam. Assim, o partido tem boas possibilidades de ganhar um total de 13 cadeiras no Senado.

Para Antônio Augusto, a lista dos novos senadores inclui a ex-ministra do Turismo Marta Suplicy, por São Paulo, e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, por Minas Gerais.

O diretor do Diap também conta com a reeleição dos senadores Paulo Paim (RS), Delcídio Amaral (MS) e Augusto Botelho (RR). E acredita que levam vantagem nas disputas por duas vagas nos seus respectivos estados os ex-governadores Jorge Viana, no Acre, e Wellington Dias, no Piauí.

A lista é completada por cinco apostas do partido cujas chances eleitorais também são bem avaliadas pelo Diap: os deputados federais Carlos Abicalil (MT), que venceu a disputa interna com a senadora Serys Slhessarenko pela candidatura; Vignatti, em Santa Catarina; e Walter Pinheiro, na Bahia; o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, em Pernambuco; e Gleisi Hoffman, ex-diretora de Itaipu e mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, no Paraná.

Oposição e PMDB

DEM e PSDB, os dois principais partidos de oposição devem perder senadores na composição da próxima legislatura, prevê o levantamento do Diap.

O PSDB tem 13 senadores, sendo que nove terminam o mandato em 2011. "O partido não tem a menor chance de fazer nove senadores com seus 13 candidatos. Só tem eleição garantida com Tasso Jereissati no Ceará, Aécio Neves em Minas e Cássio Cunha Lima, na Paraíba, caso não seja impugnado pelo ficha limpa", acredita o diretor do Diap.

Já o DEM tem, atualmente, 14 senadores, sendo que oito terminam o mandato em 2011. "No cenário mais otimista, a bancada encolhe de 14 para 10 senadores", prevê Antônio Augusto de Queiroz.

E o PMDB, atualmente com 17 integrantes do Senado, não tende a crescer. O levantamento aponta que o partido deve ficar com algo entre 14 e 16 cadeiras. "São 14 senadores que terminam o mandato em 2011. O partido não tem esse número de candidatos fortes nos estados", avalia. O diretor do Diap aposta, de qualquer maneira, que os atuais comandantes da bancada peemedebista tendem a reeleger-se.

Veja as chances dos partidos em cada Estado

Com informações do Congresso em Foco






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/125476/visualizar/