Wellington é o 1º para federal
O deputado Wellington Fagundes, que está no quinto mandato, chega às convenções como o primeiro colocado nas intenções de voto à Câmara Federal. Pesquisa do instituto Mark, realizada entre 17 e 21 deste mês com abrangência estadual, revela que o republicano conta com percentuais de intenção de voto entre 5% e 11% na espontânea e estimulada, respectivamente.
O instituto ouviu 1.116 pessoas em 47 municípios. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-MT, sob número 16.808/2010.
São 8 cadeiras de deputado destinadas à representação de Mato Grosso em Brasília. Da bancada federal hoje somente o petista Carlos Abicalil não busca a reeleição. Ele é candidato a senador. Os demais parlamentares são Wellington, Carlos Bezerra (PMDB), Thelma de Oliveira (PSDB), Pedro Henry e Eliene Lima (ambos do PP), Valtenir Pereira (PSB) e Homero Pereira (PR).
De acordo com a pesquisa estimulada, Wellington teria hoje 11,5% das intenções de voto. O segundo colocado é Bezerra, com 6,8%, seguido dos também parlamentares Valtenir (6,1%) e Henry (6%). Entre os "sem mandatos", o ex-governador Júlio Campos (DEM) se destaca. É lembrado por 4,3%. Os deputados Thelma, Eliene e Homero também pontuam na pesquisa, assim como o petista Ságuas Moraes e o ex-deputado estadual do PP Chico Daltro (ambos com 2,6%), o ex-governador Rogério Salles (2,1%) e o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão, do PSDBe que aparece com 1,8%. Se declararam indecisos 38%.
Na espontânea, Wellington também é o primeiro colocado com 5,8%. Bezerra é citado por 2,9%; Valtenir aparece com 2,6% e, Júlio, com 2,5%. Outros figuram com menos de 2 pontos percentuais, como Eliene, Thelma, Henry, Ságuas, o empresário Eduardo Moura (PPS) e Homero. Nesse caso em que o eleitor é instigado a declinar o nome do candidato de preferência espontaneamente, o universo de indecisos chega a 72,7%.
Comentários