Vice de Silval Barbosa pode ser definido só no dia cinco
A definição do nome do candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) pode se estender até o dia cinco de julho - prazo limite para o registro de candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Líderes do PMDB, PR e PT voltam a se reunir nesta quarta-feira pela manhã para discutir o assunto, contudo, o nome não deve ser fechado em decorrência das convenções dos partidos do movimento “Mato Grosso Muito Mais” acontecerem na mesma data.
A coligação ainda não descarta uma implosão da candidatura de Mauro Mendes (PSB) e a decorrente cooptação do PSB e PDT para o arco de aliança. Se for confirmada a candidatura do empresário, o grupo que apóia Silval Barbosa pretende selar acordo com vistas num eventual segundo turno.
Além de Silval, devem participar da reunião os candidatos ao Senado, Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT), e os presidentes estaduais de PR, PMDB e PP, respectivamente, deputados federais Wellington Fagundes, Carlos Bezerra e Chico Daltro.
Enquanto o nome não é definido, os partidos que já compõem a aliança discutem internamente suas indicações. O PR analisa a hipótese de indicar o deputado federal Homero Pereira, o deputado Sérgio Ricardo ou o vereador Francisco Vuolo – todos com candidaturas oficializadas na convenção estadual do partido.
Embora não tenha participado da convenção do PT, a senadora Serys Slhessarenko (PT) ainda não deu resposta ao convite feito pessoalmente por Silval para ocupar o cargo de vice-governadora na chapa majoritária.
O PP que dava como certa a indicação do deputado federal Chico Daltro (PP), nos bastidores, cogita outras figuras progressistas, entre elas os ex-deputados Walter Rabello e Rodrigues Palma.
Entre as possibilidades, a prioridade tem sido um nome que possua base eleitoral na Baixada Cuiabana, já que Silval Barbosa estruturou sua carreira política no interior do Estado.
A candidatura de Silval Barbosa à reeleição foi referendada no último final de semana, durante convenção realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Por conta das indefinições de outros partidos, o PMDB preferiu não fechar o nome do candidato a vice na chapa.
Comentários