Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Segunda - 28 de Junho de 2010 às 16:30
Por: Rafael Costa

    Imprimir


Ex-deputada Celcita Pinheiro: oposição quer herdar o espólio eleitoral do ex-senador Jonas Pinheiro
Ex-deputada Celcita Pinheiro: oposição quer herdar o espólio eleitoral do ex-senador Jonas Pinheiro

Ex-deputada federal e ex-secretária municipal de Assistência Social, Celcita Pinheiro (DEM) deverá ser anunciada, nesta terça-feira (29), candidata a vice-governadora na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB).

Em encontro partidário no sábado (26), o DEM decidiu adiar a escolha para o dia 30, porém, coincidiu com a convenção nacional de Brasília, que vai homologar oficialmente apoio ao tucano José Serra, na disputa pela Presidência da República. Daí, a necessidade de antecipar o anúncio para terça-feira (29).

Inicialmente, os deputados estaduais José Domingos Fraga e Dilceu Dal Bosco agradavam à cúpula do PSDB. Ambos detêm base eleitoral na Região Norte e sempre foram lembrados para suprir uma carência dos tucanos: a dificuldade de infiltração em municípios do interior.

Os gestores tucanos estão presentes apenas em Feliz Natal, Itiquira, Nova Monte Verde e Santa Carmem, todos na relação dos menores colégios eleitorais de Mato Grosso.

Dal"Bosco é empresário do ramo da construção civil e tem concessão para explorar as emissoras de rádio e TV do Grupo Bandeirantes em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). Por outro lado, Domingos Fraga é ex-prefeito de Sorriso (420 km ao Norte). por dois mandatos.

O município de Sorriso tem forte presença de empresários produtores de grãos, e a boa aceitação que o parlamentar tem junto à classe despertou atenção dos tucanos.

Polarização

Outro nome cotado para assumir a vaga de vice-governadora é Lucimar Campos, esposa do senador Jaime Campos. No entanto, a chance é considerada mínima pela cúpula do DEM.

"Ela [Lucimar] está mais concentrada em se dedicar ao instituto Jaiminho, que se dedica a atender crianças de baixa renda. Além disso, em momento algum, mostrou disposição pessoal para encarar este projeto. Essa conversa deveria levar mais em conta o aspecto familiar e não político. Não vejo possibilidade disso", informou uma fonte ligada à cúpula democrata.

A indicação de Lucimar Campos faria parte de uma estratégia da cúpula PSDB-DEM para amenizar as divergências que ainda persistem, por conta da aliança das legendas, antes adversárias históricas. Estima-se que uma média de até 40% da militância democrata siga outro projeto político que não seja a parceria com os tucanos.

Acreditava-se que uma pessoa ligada diretamente ao senador Jaime Campos, considerado maior liderança do DEM em Mato Grosso, reduziria significativamente as rusgas.

Estratégia

Diante da dificuldade de convencer algum representante da região Norte, a opção mais viável se tornou a ex-deputada federal Celcita Pinheiro, viúva do ex-senador Jonas Pinheiro, que morreu em 2008.

Anteriormente, o DEM tentou convencer Antônio Contini, empresário e ex-prefeito de Sinop, a aderir ao projeto político. No entanto, o democrata se mostrou resistente, diante do interesse de priorizar negócios de suas empresas.

A indicação de Celcita Pinheiro também é uma estratégia de democratas e tucanos. Enquanto senador, Jonas Pinheiro sempre defendeu, no Congresso Nacional, a bandeira do agronegócio, principal atividade econômica de Mato Grosso e cujos representantes estão mais identificados com o governador Silval Barbosa (PMDB) e o candidato ao Senado Blairo Maggi (PR).

O republicano é um dos maiores produtores individuais de soja do planeta e tem família tradicional infiltrada no agronegócio.

Com a ex-deputada, os tucanos esperam unir a militância do DEM em torno do projeto de chegar ao Palácio Paiaguás e, ao mesmo tempo, atrair o espólio político do ex-senador Jonas Pinheiro, em especial, aqueles que estão infiltrados no agronegócio.

Além disso, ela mantém bom relacionamento com Wilson Santos, uma vez que respondeu pela Secretaria Municipal de Assistência Social, durante cinco anos da gestão tucana na Prefeitura de Cuiabá.

Por conta disso, o PSDB pretende reforçar na campanha o discurso de prioridade à área social, que, na ótica da oposição, foi tratada com descaso pela gestão Blairo Maggi-Silval Barbosa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/125574/visualizar/