Os Estados Unidos não podem e não querem pagar mais para garantir a prosperidade mundial, disse à imprensa, este domingo, o presidente americano, Barack Obama, que assiste à cúpula do G20 (grupo dos países industrializados e emergentes), em Toronto (Canadá).

"Depois de anos de ter se endividado demais, os americanos não podem se endividar --e não o faremos--, pedindo emprestado para assegurar a prosperidade do mundo", afirmou o presidente Obama.

IMPOSTO BANCÁRIO

O G20 abriu as portas à criação de um imposto bancário, embora tenha admitido "outras opções" para evitar que a carga da crise financeira recaia exclusivamente nos Estados, segundo a declaração divulgada ao final da cúpula.

"Concordamos em que o setor financeiro deve contribuir de forma substancial e equitativa para assumir a carga relacionada com as intervenções do governo (...) para restabelecer o sistema financeiro", diz o documento.

Vários governos se mobilizaram para resgatar seus bancos, ameaçados de quebra, após o agravamento da crise mundial, no fim de 2008.