Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Junho de 2010 às 06:34

    Imprimir


A forte presença da mulher no mercado de trabalho, especialmente entre a classe contábil, tem se consolidado cada vez mais. No Brasil, aproximadamente 154 mil profissionais contabilistas são do sexo feminino, muitas exercendo cargos de liderança em empresas, escritórios, entidades de classe, etc. Esses e outros apontamentos permearam o V Fórum da Mulher Contabilista do Estado de Mato Grosso, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), na última quinta-feira (24).

Cerca de 150 pessoas participaram do evento, realizado no auditório Luzia Guimarães, uma homenagem à primeira mulher a ocupar a presidência do CRCMT. “Nada mais justo que fortalecer a participação feminina, tanto no cotidiano do Conselho quanto nas discussões sobre assuntos pertinentes à Contabilidade em eventos como este”, ressaltou o presidente da entidade, Jorge Assef Filho. Para ele, as mulheres agregam qualidade à profissão. “Por isso, devemos caminhar ao lado delas”.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher Contabilista de Mato Grosso e membro da Câmara de Assuntos Administrativos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Mayza de Barros Bumlai, a escolha do tema “Mulher no universo histórico, cultural e profissional” representa o dinamismo inerente às mulheres. “Nós, do chamado sexo frágil, também demonstramos diariamente nossas competências seja na administração pública, em escritórios contábeis, ou ainda no ambiente familiar”, salientou.

Em sua 5ª edição, o Fórum se tornou tradicional no calendário das atividades contábeis. “Neste evento, procuramos abordar assuntos técnicos gerais, mas com enfoque no público feminino. Em função dos temas escolhidos, já se consolidou entre a classe contábil”, afirmou a vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCMT, Sandra Santana. Também à frente do Sindicato dos Contabilistas do Estado (Sincon-MT), a conselheira disse que a mulher possui múltiplas competências. “Esse diferencial nos permite administrar várias situações ao mesmo tempo”, complementou.

A vice-presidente da Câmara de Controle Interno, Giancarla de Almeida, concordou. “A capacidade de desenvolver diversas atividades e estar atenta a tudo que ocorre ao redor é uma característica que nas mulheres é mais forte”, considerou. De acordo com ela, as contabilistas estão cada vez mais antenadas e preocupadas em se atualizar.

Presença marcante - Esta opinião não prevalece apenas entre as mulheres. O integrante da Câmara de Desenvolvimento Profissional, Ivan Echeverria, reconheceu a igualdade de condições entre os gêneros no mercado de trabalho. “Nos cursos de Ciências Contábeis, por exemplo, já se observa mais mulheres”. Além disso, segundo ele, a presença feminina nos escritórios, empresas e demais setores, tornou o ambiente mais respeitoso e de nível mais elevado. “Em nada, elas perdem para os homens”, concluiu.

A integrante da Câmara de Assuntos Administrativos do CFC, Silvia Mara Leite Cavalcante, convocou os participantes para o Congresso Nacional da Mulher Contabilista, que ocorrerá em maio de 2011, em Caldas Novas (GO). “Espero que Mato Grosso participe com muitas caravanas e demonstrem, a exemplo deste V Fórum, que as mulheres têm, sim, condições de ocuparem cargos importantes”, assinalou. O evento também contou com a participação da presidente da Associação Mato-grossense de Letras (AML), Nilza Queiroz.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/125890/visualizar/