Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Sexta - 25 de Junho de 2010 às 19:04
Por: Iara Lemos

    Imprimir


O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou na tarde desta sexta-feira (25), que o DEM não abre mão de indicar o candidato a vice na chapa do presidenciável José Serra (PSDB).

O PSDB indicou para ocupar o posto   o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Os aliados PPS e PTB concordaram, mas o DEM, não.

“O Álvaro Dias foi o nome indicado pelo PSDB. Mas o DEM não abre mão de indicar o vice. A posição do DEM é que o Serra indique um nome dentro do DEM. Política é assim mesmo. Vamos seguir negociando”, afirmou ao G1 o presidente tucano, que está em Aracaju (SE).

No Twitter, o deputado federal Ronaldo Caiado (GO), um dos vice-presidentes do DEM, criticou o anúncio pelo PSDB do nome do senador Álvaro Dias e classificou a atitude dos tucanos de "desastrosa e inconsequente". "O PSDB precisa agir como parceiro, em busca da união. Respeitar acordos e aliados é primordial na política", escreveu o deputado.

O único nome do PSDB que, segundo Caiado, o DEM aceitaria como candidato a vice é o do ex-governador de Minas Aécio Neves, que deverá disputar uma vaga no Senado. "Aliança com chapa puro sangue não é aliança é colocação em posição de subserviência", disse no microblog.

Ao G1, Caiado afirmou que atitude do PSDB justifica o rompimento da aliança entre os dois partidos. “Eu defendo que o partido mostre sua força e se afaste da aliança nacional. Eu vou defender esse afastamento na convenção do dia 30”, afirmou.

Sérgio Guerra afirmou que a escolha de Álvaro Dias começou a ser acertada na noite de quinta-feira (24), em São Paulo. Foi confirmada pelos tucanos na manhã de hoje. O próprio Guerra passou a informação ao presidente nacional do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ).

“O DEM não nos deu prazo, nem nós demos prazo a eles. A única coisa que o DEM quer é que o Serra faça a escolha do vice dentro das lideranças do Democratas. Ainda temos um tempo. Hoje, o Álvaro Dias é o indicado do PSDB”, declarou Guerra.

"Convocação"

Álvaro Dias disse nesta sexta-feira (25) que foi "convocado" para ser o candidato a vice do tucano José Serra na chapa para a Presidência da República.

“Há uma convocação. Foi dessa forma que o fato me foi transmitido hoje de manhã em São Paulo. Eu, para contribuir, não vou de forma nenhuma fugir a essa responsabilidade. Aceito sim. É uma honra, inclusive, ser vice do Serra pelo seu talento, pela sua competência política, capacidade administrativa”, afirmou, ao desembarcar em Mato Grosso, onde participará, no sábado, da convenção estadual do PSDB. Segundo ele, a convocação é "irrecusável".

Questionado sobre a possibilidade de o DEM não aceitar ceder o posto e romper a aliança com o PSDB, o senador disse que esse risco não existe e acrescentou: “Se o DEM tiver que sair, saio eu”.

Dias se mostrou confiante de que os democratas aceitarão a escolha. "Se o governador José Serra fizer o apelo pela unidade em torno dessa fórmula, certamente os democratas apoiarão", respondeu, acrescentando que a maior responsabilidade do PSDB e dos aliados é "acomodar forças políticas" para tornar a candidatura tucana "viável eleitoralmente".

A notícia sobre a indicação do senador para compor a chapa de Serra foi dada no início da tarde desta sexta pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson. Ele disse, por meio do Twitter, que Dias havia sido escolhido como candidato a vice e apoiou a decisão.

"Entendo que o Álvaro é um nomaço", escreveu. Jefferson disse ainda que Guerra iria viajar para se encontrar com o presidente do DEM, o deputado federal Rodrigo Maia (RJ).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/125937/visualizar/