Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Domingo - 11 de Agosto de 2013 às 14:58
Por: DÉBORA SIQUEIRA

    Imprimir


Mary Juruna
Na região central da Capital circulam diariamente 100 mil pessoas, em média
Na região central da Capital circulam diariamente 100 mil pessoas, em média
Uma parceria pública privada entre comerciantes e a Polícia Militar deve reduzir em até 80% a criminalidade no Centro Histórico de Cuiabá. 


 
Os lojistas alugaram e reformaram um casarão na Rua 7 de setembro, próximo à Igreja Senhor dos Passos, para base da 1ª Companhia do Centro Histórico, que funciona dentro do 1º Batalhão de Polícia Militar, no bairro do Porto.


 
“O prédio já está alugado e, agora, vamos começar a reforma”, afirmou o presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico, João Batista Marcos de Abreu.


 
De acordo com o comandante da 1ª Companhia, capitão Gilcimar Mendes Corrêa, a partir de 26 agosto, a base passa a atuar 24 horas por dia, com 20 policiais, a maioria em bicicletas e motocicletas. 


 
“As ruas são estreitas e, para dar maior agilidade no atendimento das ocorrências, é melhor ter menos viaturas e investir no policiamento ciclístico”, disse. 


 
O raio de atuação do policiamento central vai compreender as Avenidas Mato Grosso, Beira-Rio, Prainha e Barão de Melgaço. 


 
“É uma área muito grande e que, infelizmente, não conta com o policiamento devido porque não temos uma sede na região. Além disso, o nosso efetivo é pequeno, o ideal seria 100 policiais só para a área central”, explicou o oficial.


 
Parceria contra violência


 
Na região central circulam diariamente 100 mil pessoas, em média. E, como é uma área de comércio, não há como identificar quem são essas pessoas. 


 
“Nós não temos essa identificação porque todos os dias circulam pessoas diferentes pela região. Então, o que vai facilitar é que a Polícia Militar vai estar mais próxima do local, as pessoas vão saber que podem acionar a Polícia ali mesmo”, esclareceu o comandante. 



O deputado Savi, que ajudou a viabilizar a base Uma das mudanças que deve ocorrer com a presença da Polícia Militar no Centro Histórico é que a região deixe ser marginalizada, com pontos de prostituição e locais cujas atividades registradas são diferentes do que realmente atuam.


 
Conforme o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Mário Ibanez, a presença da PM na região do Centro Histórico de Cuiabá só será possível graças à parceria firmada entre a PM, o deputado Mauro Savi (PR), os lojistas e a prefeitura de Cuiabá. 


 
“Isso só está acontecendo graças ao empenho do deputado Mauro Savi, da Associação dos Lojistas, do comandante-geral, coronel Denardi, e do prefeito Mauro Mendes”, disse 


 
O deputado Mauro Savi afirmou que a presença da PM na região central é um sonho antigo da população. 


 
“E vamos instalar a sede em um local onde temos uma situação de roubo, drogas e prostituição. Ou seja, vamos garantir a presença física da PM em um dos locais mais difíceis da região e assim, com certeza, o transeunte terá mais segurança para circular”, afirmou o parlamentar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12602/visualizar/