Pré-candidata a presidente pelo PT chega no sábado ao meio-dia para fortalecer o evento que vai definir Silval Barbosa como candidato à reeleição
Dilma vem a Cuiabá neste sábado
A convenção do PMDB, que oficializará a candidatura à reeleição do governador Silval Barbosa, marcada para amanhã a partir das 8 horas no Centro de Eventos do Pantanal, receberá o impulso da Nacional do PT através da presença da candidata à Presidência da República, ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A participação de Dilma no ato político, que reforça o palanque suprapartidário do chefe do Executivo estadual, visa também expandir o crescimento eleitoral da presidenciável no Estado.
A presença de Dilma em Cuiabá no sábado foi confirmada pelo presidente regional do PT, deputado federal e candidato ao Senado, Carlos Abicalil. O ex-governador Blairo Maggi (PR) também participou das conversações visando trazer a presidenciável à Capital.
A chegada no Aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, está prevista para às 12 horas e sua participação no ato político do PMDB deve durar aproximadamente uma hora. Ela participa de outras três convenções na data. Abicalil define hoje os detalhes sobre a participação da presidenciável na convenção do PMDB, como a organização da comitiva que irá recepcioná-la no aeroporto. O retorno de Dilma ocorre logo após sua participação no evento. Entretanto, ela deve se reunir antes da convenção, para uma conversa reservada, com os principais líderes dos partidos aliados, como o PR.
Em Cuiabá, a ministra deverá reforçar o pedido da Nacional do partido para que a senadora Serys Slhessarenko (PT) reveja sua decisão de não disputar cargo eletivo nas eleições deste ano. O nome da parlamentar chegou a ser cotado para ocupar espaço de vice na chapa encabeçada por Silval Barbosa. Mas os últimos entendimentos políticos apontam para a redução da possibilidade dela vir a ocupar o espaço. Mesmo assim, a Nacional do PT pode solicitar que Serys aceite a disputa à Câmara Federal – conforme tese defendida por Carlos Abicalil. Até o momento, a senadora tem sido enfática ao refutar a ideia.
Ao assegurar a presença da presidenciável em Mato Grosso, o presidente do PT lembrou que a participação dela, no evento do PMDB, reafirma a atenção especial que tem sido dada pelo governo federal para o Estado e também em relação ao projeto majoritário liderado por Silval Barbosa. O presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer (PMDB-SP), é o vice na chapa de Dilma Rousseff. Em Mato Grosso, a parceria política assegura ao PT a disputa ao Senado, tendo também o ex-governador Blairo Maggi (PR) na corrida por uma das duas vagas que serão abertas ao Estado.
A direção regional do PT realiza hoje, após às 18h, reunião sobre os encaminhamentos pertinentes a convenção do partido, que ocorre paralelamente ao ato do PMDB, com início previsto para às 8 horas, também no Centro de Eventos do Pantanal. O Partido da República segue a estratégia, ao realizar a convenção no mesmo espaço.
Comentários