Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quarta - 23 de Junho de 2010 às 09:09
Por: Flávia Borges

    Imprimir


Um dos maiores partidos do Estado, o DEM promete lançar 19 candidatos à Assembleia Legislativa no pleito deste ano. Deste total, 7 são vereadores. Um dos nomes que se destacam em meio à relação é o do ex-deputado Zeca D"Ávila. Ele foi um dos que mais brigaram para "naufragar" a aliança com o PR de Blairo Maggi e, assim, ter o senador Jayme Campos na disputa ao Palácio Paiaguás. De mãos dadas com o presidente do DEM, Oscar Ribeiro, D"Ávila lança seu nome para novo mandato na AL. A lista do DEM deve ser homologada neste sábado (26), quando acontece a convenção do partido, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Oscar tenta emplacar alguns nomes conhecidos no interior, mas "apagados" no cenário estadual.

É o caso de Cristiano dos Santos Milhomem, vereador por São Félix do Araguaia. Ele foi eleito em 2008 com apenas 183 votos. Mesmo assim, vai tentar se tornar deputado estadual nestas eleições. Outro exemplo claro da baixa representatividade de alguns nomes é o vereador por Pontes e Lacerda Lourival Rodrigues Moraes, o Kirrarinha. Ele foi o parlamentar mais votado no município em 2008 com 1.495 votos. O varzea-grandense Benedito Francisco Curvo, o Chico Curvo, também recebeu o aval de Oscar para entrar na briga. Ele "abocanhou" pouco mais de 3 mil votos no pleito municipal. Outro parlamentar da segunda maior cidade do Estado que vai tentar uma vaga na AL é Denivaldo Pereira, o Baiano, recentemente condenado a 15 anos de prisão pelo assassinato do segurança Ildeu Ferreira dos Santos, ocorrido em 2000. Acusado por homicídio duplamente qualificado, ele não perdeu o mandato porque recorre da sentença em liberdade.

Além deles, já está com o nome na relação dos pré-candidatos democratas o ex-vereador Eraldo Fortes. Nas últimas eleições, tentou conquistar a Prefeitura de Primavera do Leste, mas foi derrotado por Getúlio Viana (PR). Enquanto o democrata obteve 10.176 votos, o republicano "abocanhou" 14.498. Os deputados Chica Nunes, José Domingos Fraga, Gilmar Fabris e Dilceu Dal Bosco vão tentar a reeleição. O DEM tenta emplacar também o ex-prefeito de Colíder, Jaime Marques.

Como a chapa a proporcional é formada por DEM e PSDB, todos estes candidatos devem brigar com nomes já conhecidos da população, como ex-deputado Carlos Avalone, o ex-secretário de Educação de Cuiabá, Carlos Carlão Nascimento, e o atual deputado Guilherme Maluf, todos tucanos.

Já quando o assunto é a disputa a uma vaga na Câmara Federal, os candidatos são Leôncio Pinheiro, ex-presidente da Empaer e irmão do ex-senador Jonas Pinheiro (já falecido), Israel da Silva Borges e Júlio Campos, que vai tentar a cadeira pela segunda vez e é uma das maiores apostas dos democratas. Ele já foi governador do Estado e é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas. Em 2008 tentou se eleger prefeito de Várzea Grande, mas foi derrotado por Murilo Domingos (PR). O empresário Édio Bruneta, filiado ao DEM, mas que tem ligação estreita com o grupo de Antero Paes de Barros (PSDB), vai disputar o pleito deste ano como suplente de senador.

Quem deve disputar uma cadeira na Câmara Federal...
Júlio Campos
Leôncio Pinheiro
Israel da Silva Borges
...e na Assembleia Legislativa
Maycon Godoy
Adilson Roque
José Humerto Macedo
Lourival Rodrigues
Eraldo Fortes
Zeca D"Ávila
Cristiano Milhomem
Ester Carvalho
Chico Curvo
Denivaldo Pereira
Vilson Alves
José Guarino Fernandes
Nino Di Loreto
Jaime Maques
Ilda Margarida
Dilceu Dal Bosco
Gilmar Fabris
José Domingos
Chica Nunes





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126312/visualizar/