Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 23 de Junho de 2010 às 07:49

    Imprimir


O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou ontem uma lista com 4.922 nomes de gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. Pela legislação eleitoral, essas pessoas não podem se candidatar a cargo eletivo.

Mato Grosso tem 252 nomes nessa lista, porém nenhum deles figura como candidato no pleito deste ano. São ex-prefeitos, secretários de governos e municipais.

O ministro do TCU, Ubiratan Aguiar, entregou a lista ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski. Cabe ao Tribunal declarar a inelegibilidade dessas pessoas. A relação será atualizada até 31 de dezembro de 2010, levando em conta recursos cabíveis, interpostos em tempo hábil, com efeito suspensivo, e inclusões de novos nomes, em razão de condenações após a remessa da primeira relação.

A maioria das pessoas com pendência no Tribunal de Contas está no Maranhão, com 728 nomes na lista. Em segundo lugar aparece a Bahia, com 700 nomes, seguido do Distrito Federal, com 614.

A quantidade de pessoas declaradas inelegíveis pelo TCU este ano praticamente dobrou com relação à eleição de 2006. Há quatro anos a lista tinha 2,9 mil inelegíveis.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126324/visualizar/