As autoridades do Vietnã anunciaram nesta quarta-feira que construirão oito usinas nucleares na região central do país até 2030. O plano tem como objetivo satisfazer a crescente demanda de eletricidade causada desenvolvimento econômico do país.
De acordo com comunicado do primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, cada planta contará com pelo menos quatro reatores. Juntas, elas terão uma capacidade combinada para gerar entre 15 mil e 16 mil megawatts.
As autoridades querem que as empresas vietnamitas aumentem sua participação no desenho, construção e manutenção das centrais para garantir "uma exploração eficiente da energia nuclear". O objetivo é fazer com que a energia atômica gere a maior parte da eletricidade, da qual um terço provém atualmente das plantas hidroelétricas.
Em novembro do ano passado, a Assembleia Nacional aprovou a construção de duas usinas nucleares na província central de Ninh Thuan. As autoridades vietnamitas calculam que a demanda de eletricidade crescerá em 16% até 2015.
Comentários