As fortes chuvas que atingem parte da região Nordeste já mataram 31 pessoas e fizeram com que mais de 100 mil deixassem suas casas nos Estados de Pernambuco e de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a liberação de recursos para ajudar as vítimas dos temporais.

O Estado de Alagoas é o mais afetado, com o registro de 19 mortes e quase 60 mil pessoas tendo que deixar suas casas. Além disso, as chuvas causaram danos ao sistema de abastecimento de água de pelo menos oito cidades, sendo que três estão com o fornecimento totalmente interrompido. São elas: Palmeira dos Índios, Capela e Jacuípe.

 

Thiago Sampaio/Agência Alagoas
Enchentes destróem casas e deixam desabrigados em Jacuípe; Estado de Alagoas registra 19 mortes
Enchentes destróem casas e deixam desabrigados em Jacuípe; Estado de Alagoas registra 19 mortes




O governo aponta que os temporais também destruíram cerca de 70% das linhas férreas pertencentes à Transnordestina no Estado. "A estrada de ferro que foi toda construída para contemplar a Transnordestina em Alagoas terá que ser toda refeita em cerca de 70%, de Porto Real do Colégio a cidade de Palmares, em Pernambuco", revelou o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Já em Pernambuco, a Defesa Civil aponta 12 mortes e mais de 40 mil pessoas fora de casa, sendo 24.331 desalojados --estão em casas de amigos e parentes-- e 17.779 pessoas estão desabrigadas, ou seja, dependem de abrigos públicos. Ao todo, 53 municípios foram atingidos, com destaque para as cidades de Palmares e Barreiros.

Ajuda

Hoje, o governo federal anunciou que vai liberar recursos para prestar socorro aos desabrigadas em Alagoas e Pernambuco. O presidente disse que espera o tempo melhorar para dar início ao trabalho de recuperação de casas, pontes, estradas e para limpar as cidades. Ele informou ainda que a Aeronáutica montará um hospital de campanha em Palmares (PE) para prestar atendimento às pessoas que precisam do hospital da cidade, que foi totalmente alagado.

Já o governador de Alagoas anunciou hospitais de campanha também nas cidades de Jacuípe e Santana do Mundaú. Os dois hospitais devem contar com médicos e equipes vindos do Rio de Janeiro.

Também estão sendo encaminhados para a região mantimentos doados de Estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas e São Paulo.