Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 21 de Junho de 2010 às 15:06

    Imprimir


A inadimplência com cheques foi de 1,86% em maio de 2010. É o menor percentual para o quinto mês do ano desde maio de 2004, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

No acumulado do ano, o levantamento também verificou queda no percentual de cheques sem fundos. De janeiro a maio houve 1,90% de cheques devolvidos, menor percentual registrado desde 2006, considerando os cinco primeiros meses do ano.

Enquanto a inadimplência geral (cartões de crédito e financeiras, protestos e dívidas com bancos) apresentou elevação no quinto mês do ano, os cheques sem fundos, por sua vez, seguiram em direção contrária. Os recuos verificados na inadimplência com cheque se devem à recuperação da qualidade neste instrumento. Em um ambiente de endividamento crescente, o cheque promove agilidade no registro da inadimplência, por meio de sua devolução. Além disso, o consumidor tem evitado o parcelamento com cheque pré-datado, porque oferece prazos menores de financiamento, não há opção de amortização menor que o valor acordado e a renegociação é mais difícil.

A perspectiva é de que, apesar de haver espaço para novos decréscimos na inadimplência com cheques, o bom volume de vendas no Dia das Mães, na Copa do Mundo e no Dia dos Namorados, ampliando o endividamento do consumidor, podem causar algum impacto neste indicador. De qualquer forma, a inadimplência com cheques fechará o ano menor que a registrada em 2009. 
 
Nos estados e regiões      
De janeiro a maio, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (12,00%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com menor percentual (1,45%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos cinco primeiros meses do ano, com 4,29%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,57%. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126554/visualizar/