PM cumpre meta do PAS com formação da Rotam
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (21.06), a solenidade de formatura da primeira turma de estágio para a atuação no Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), em cumprimento da meta 05, do Plano de Ações de Segurança (PAS). O evento ocorreu, às 8 horas, no auditório da Polícia Militar e contou com as presenças do comandante geral da PM, o coronel Osmar Lino Farias e do comadante da Regional Cuiabá (CR I), o coronel Zaqueu Barbosa.
Durante 21 dias de curso, iniciado em 19 de maio, 67 policiais foram submetidos aos mais diversos trabalhos que exigiram deles bastante comprometimento e esforço maciço. Desse total, 34 conseguiram concluir todas as etapas do curso. “O curso foi extremamente rigoroso, exigindo do policial habilidade, inteligência e muito comprometimento”, disse o comandante da Rotam, o major PM Airton Benedito Siqueira Junior.
O comandante do batalhão destacou a importância da atividade desenvolvida pelos profissionais da Rotam. “Por se tratar de uma polícia especializada precisamos de profissionais diferenciados. Homens e mulheres que num momento delicado, numa situação de risco eminente, saibam agir com muita tranquilidade e sabedoria. E esse estágio foi uma das maneiras que a PM buscou para alcançar essa diferenciação, e agregar profissionais com um perfil diferenciado”, disse o major PM Siqueira Junior.
Para o comandante geral da PM, o curso foi importante não somente por selecionar profissionais de excelência, mas, também, por reavivar o sentimento ideológico da Rotam. “Vocês fazem parte de um batalhão que existiu há mais de 20 anos, mas, que por um momento, foi extinto da corporação. E que agora, cerca de dois meses, conseguimos reativar. Esse período é muito importante para mim, como comandante da PM, pois esse batalhão representa dentro da corporação tudo que há de melhor. Não significa que vocês são diferentes dos demais policiais. Mas, sim, profissionais diferenciados. Preparados para enfrentar situações que exigem um comprometimnto e empenho superior”, salientou o coronel PM Farias.
De acordo com o comandante da Rotam, além dessa turma a PM deverá realizar outros dois cursos de formação e ainda um outro de choque, em que será aberto a todos os membros da Rotam e aos policiais dos demais batalhões da PM.
“Com muito esforço conseguimos aqui capacitar nossos profissionais com o perfil que o batalhão exige. Homens e mulheres com um perfil único que reúne todas as características necessárias para uma excelente atuação como compromisso, autodisciplina, perseverança, organização e flexibilidade”, destacou o major PM Siqueira Junior.
Comentários