Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 21 de Junho de 2010 às 13:17
Por: Veruska Donato

    Imprimir


Getty Images

“Está tendo muito mais construção, o mercado imobiliário está muito aquecido, a procura por imóveis está grande no Brasil inteiro”, afirma Maurício Tavares Barbosa, diretor de incorporação.

Em dois anos, a construção civil gerou meio milhão de empregos. Em 2010, num ritmo muito mais aquecido, o setor abriu 147 mil vagas em três meses.

E se você está afastado, não tem experiência, não tem problema, as empresas estão treinando. Como funciona? “Estamos fazendo dois tipos de treinamento, um com através de convênios com entidades de classe para aquelas pessoas que não tenham nenhum conhecimento da construção civil e outro em loco nos próprios canteiros para novos profissionais”, afirma Tavares.

Um pedreiro pode chegar a mestre de obras com salário de oito mil reais. Há tanta necessidade nessas áreas que até elas se arriscam. É exatamente o que acontece em Uberlândia, no triângulo mineiro. Ainda restam 670 vagas na construção a serem preenchidas na cidade, a saída foi contratar e treinar mulheres interessadas nessas vagas. Já foram mais de 100 contratações.

Só numa construtora são seis mulheres, responsáveis pela aplicação de rejunte e limpeza. O salário passa de R$ 600, mais vale transporte e cesta básica. E os empresários estão aprovando essa mudança. Eles afirmam que as mulheres são caprichosas e organizadas, mais até do que muito pedreiro com experiência por aí.

O momento também é bom para os engenheiros. “Ele está ganhando bem, ele começa muitas vezes até acima do piso, que é por volta de quatro mil reais e o crescimento profissional está sendo muito rápido”, diz Maurício.

Arquitetos e jardineiros. O salário médio dos jardineiros é de R$ 1.500, mas tem gente ganhando mais. Tem empresa que não é preciso entender de planta, nem de terra para ser contratado. A dona não se importa de ensinar o ofício, que é um dos mais antigos do mundo. Quem aprender tudo direitinho pode ganhar até cinco mil reais por mês.
“O que a gente esta implantando hoje na empresa é que eles tenham participação no resultado da produção, com isso um jardineiro pode quadruplicar a renda”, explica Débora Aguiar, arquiteta.

Há escalas antes de subir na carreira. Para aproveitar a falta de espaço a empresa criou o jardim suspenso em paredes. Uma dica do paisagista cabe em qualquer profissão. “Precisa ter vontade, educação... E atender bem. É uma prestação de serviço”, afirma Roberto Riscala, paisagista.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126579/visualizar/