Mendes bate-boca com Taques ao lançar Percival ao Senado
Uma reunião na casa do empresário Mauro Mendes (PSB), na noite deste domingo (20), provocou nova reviravolta na composição da chapa majoritária do movimento Mato Grosso Muito Mais. De surpresa, o anfitrião apresentou aos aliados a pré-candidatura do deputado Percival Muniz, presidente regional do PPS, à senatória. A decisão gerou bate-boca. O pré-candidato do PDT ao cargo, ex-procurador Pedro Taques (PDT), não aceitou a “dobradinha” por entender que será prejudicado no tempo de televisão e na estrutura de campanha. De aproximadamente 112 segundos de propaganda gratuita, o pedetista ficaria apenas com a metade. Taques também sustentou que a inclusão de Percival na chapa majoritária prejudicaria até mesmo o projeto ao governo em função do estilo polêmico de Percival.
Mendes não aceitou os argumentos de Taques e houve troca de farpas. Com a sensação de que está sendo descartado pelo grupo, o ex-procurador exigiu que o aliado socialista cumpra o compromisso firmado com ele. Chegou a defender, até mesmo, o lançamento de uma candidatura independente do partido, apenas com postulantes a cargos proporcionais e Senado. Mendes reagiu e disse que nunca prometeu ao PDT candidatura única. Na “bronca”, Taques deixou a reunião mais cedo. Segundo membros do movimento, o empresário aproveitou a ausência do aliado para tecer críticas à postura do pedetista, como a de que o ex-procurador estaria espantando lideranças de outras legendas ao fazer campanha de forma isolada. Mais cometido, Percival alegou que o lançamento de duas candidaturas fortalece o grupo.
O novo desentendimento entre a cúpula do movimento MT Muito Mais só atesta a falta de unidade entre os partidos e reforça a tese de que os eleitores podem ser surpreendidos nas convenções com a retirada ou lançamento de candidaturas inesperadas. Na manhã deste domingo (20), por exemplo, Percival chegou a descartar, em entrevista ao RDNews, a possibilidade de concorrer à senatória. Afirmou que disputaria a reeleição. Às 20h, porém, já havia mudado de ideia e foi apresentado por Mendes como pré-candidato ao Senado.
Além de Taques e Percival, participaram da reunião os irmãos Valtenir e Wantuir Pereira, presidente e membro da executiva do PSB, respectivamente, Otaviano Pivetta, deputado responsável pelo comando do PDT no Estado, Jair Mariano, coordenador da chapa pedetista à Assembleia, e os pré-candidatos a deputado federal Aluisio Leite (PV) e Eduardo Moura (PPS).
Chapão
Durante o encontro, as lideranças partidárias também discutiram a forma de disputa à AL. Representantes do PSB e PV não aceitam o chamado “chapão”, com os quatro partidos, sob o argumento de que os pré-candidatos do PPS e PDT têm mais representatividade eleitoral. Já lideranças do PPS e PDT defendem a formação da chapa única por avaliar que o grupo é fraco e precisa estar unido para angariar mais votos.
Comentários