Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 19 de Junho de 2010 às 10:49

    Imprimir


Neste dia 19 de junho, a Lei Seca - que proíbe o consumo de álcool por motoristas - faz aniversário. E os donos de bares viram as vendas de bebidas caírem nos últimos dois anos, segundo Marcos Brozinga, gerente executivo da Abrasel- SP (Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo). 

- Houve uma redução de 15% [nas vendas]. Os estabelecimentos que tinham foco apenas em bebidas nem existem mais. Eles tiveram que agregar petiscos à bebida, por exemplo. 

Essa impressão é confirmada por José Araujo Gomes, gerente do Bar do Juarez, do Itaim Bibi. Ele diz que as vendas caíram 30% no estabelecimento que gerencia. 

- As venda de bebidas caíram 30% no início e isso afetou o faturamento também que diminuiu 35% porque quem bebe, come também e essa lei impediu até que as pessoas viessem ao bar. 

No entanto, segundo Araújo, o consumo vem se restabelecendo. 

- Ainda não recuperamos as perdas que tivemos no começo da lei, mas houve uma volta dos clientes ao bar. Na comparação com antes da Lei Seca, hoje tenho um faturamento apenas 10% menor. 

Para Gilberto Damian, o Giba, gerente do bar Aero Beer, na Bela Vista, a lei foi até positiva porque mudou a forma como as pessoas passaram a beber. 

- As pessoas agora estão mais conscientes e vêm ao bar acompanhadas. Até houve uma diminuição, mas que acabou sendo compensada pelos próprios clientes. Se antes eles bebiam apenas uma ou duas dose porque iam dirigir depois, hoje vêm em grupo e a pessoa que foi escolhida para dirigir não bebe. Mas as outras acabam bebendo a vontade.


Colaborou Ana Flávia Oliveira, estagiária do R7




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126816/visualizar/