Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Junho de 2010 às 10:29
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


O segundo Governo Itinerante em Tangará da Serra (239km ao Médio-Norte de Cuiabá), nessa sexta-feira (18.06), encerrou depois de quase dez horas de atendimentos às demandas da região. Uma extensa agenda foi cumprida pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, secretários e demais dirigentes de órgãos estaduais e autarquias, cada um em seu gabinete a exemplo do primeiro no município de Cáceres (225km a Oeste da Capital) no dia 11 de junho.

“Como o primeiro em Cáceres, neste aqui os resultados são bastante positivos. Todos os municípios apresentaram suas demandas locais e com certeza, conseguimos aproximar o governo das 15 cidades como esperávamos”, avaliou Silval Barbosa sobre este segundo dia de trabalho do Governo Itinerante. Cada sala, auditório, transformado em gabinete dos órgãos, corredores e os pátios do Centro Estadual de Educação Profissionalizante e Tecnológico (Ceprotec) ficaram superlotadas.

Diversas demandas foram apresentadas ao Governo na oportunidade, como as do prefeito de Nova Maringá (400km ao Médio-Norte), Oscar José de Carvalho, que trouxe reivindicações na área de infraestrutura e segurança. Ele busca a ligação asfáltica com o município de São José do Rio Claro pela MT-249 e MT-492; a construção de um Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) e o programa Luz para Todos.

O prefeito de Nova Marilândia (392km de Cuiabá), Juvenal Alexandre da Silva, apresentou interesse no convênio com o Estado para aquisição do óleo diesel, uma ambulância para atender os pacientes do município, Santo Afonso, Arenápolis e Denise que fazem Hemodiálise (tratamento de doenças no rim) em Tangará da Serra. Os secretários Marta Regina (Assistência Social) e Sebastião Edael (Finanças) acompanharam a audiência.

Denise (211km da Capital) também precisa de ajuda para desenvolver ainda mais a cidade, mas a principal demanda trazida, nesta sexta-feira, pelo prefeito José Roberto Torres, foi o apoio para agilização da instalação de um projeto de usina de álcool (CEVN) que beneficiará aos produtores locais e toda população com a geração de pelo menos seis mil vagas de emprego.

Acompanhado por representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Barra do Bugres (168km de Cuiabá) e Tangará,e ainda do Movimento Sem Terra, o vice-prefeito de Barra do Bugres destacou que os pedidos do grupo priorizaram o apoio para resolver a situação de 34 famílias da comunidade “Vão Grande” de Porto Estrela (194km de Cuiabá), sementes para reforçar a agricultura familiar na região e o encaminhamento de projeto de uma cooperativa de pequenos produtores locais.

A Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Tangará, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Campos Novos do Parecis e Brásnorte foi escolhida, durante a Convenção em Copenhagen (Dinamarca), em 2009, pelo Programa Internacional de Apoio a Iniciativas Produtivas para a Produção de Populações, Culturas e Biomas Naturais Ameaçados. Além de informar o governo, os produtores buscam meios de desenvolver a iniciativa voltada a produção sustentabilidade, inclusive com sequestro de créditos de Carbono, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

O governador Silval Barbosa atendeu ainda as demandas de Nova Mutum (264km ao Norte de Cuiabá) e um Conselho de Pastores. As audiências foram acompanhadas pelos secretários Osmar de Carvalho (Comunicação Social) e Eder Moraes (Casa Civil), e ainda o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126820/visualizar/