Ministério divulga pesquisas sobre trabalho infantil no Brasil
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai apresentar, nesta segunda-feira (21/6), em Brasília (DF), às 14h, os resultados de pesquisas sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O evento contará com a presença da ministra Márcia Lopes. Antes disso, às 10h, haverá a abertura, no Hotel Nacional, com a participação das secretárias do MDS Maria Luiza Rizzotti (Assistência Social), Lúcia Modesto (Renda de Cidadania) e Luziele Tapajós (Gestão da Informação). Os estudos, que serão divulgados no seminário “Diretrizes metodológicas e operacionais do Peti”, foram realizados com o apoio da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do MDS.
Uma dessas pesquisas, que têm o objetivo de subsidiar e fortalecer as iniciativas do Governo Federal para combater todas as formas de trabalho precoce, é a pesquisa quantitativa de avaliação. Identifica o perfil das famílias que possuem crianças e adolescentes vinculados ao Peti, compreende quais os valores e atitudes dessas famílias acerca dos resultados do programa, mapeia e caracteriza o perfil dos recursos humanos evolvidos no Peti nos municípios, além de identificar e caracterizar as atividades realizadas no âmbito do serviço socioeducativo.
Quanto ao diagnóstico do serviço socioeducativo do Peti nos municípios brasileiros, o MDS apresentará os resultados da pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi identificar as dificuldades de implementação do programa, assim como conhecer as melhores práticas na execução do serviço. Atualmente, o Brasil tem cerca de 820 mil crianças e adolescentes cadastrados no Peti, que funciona em mais de 3,5 mil municípios.
SERVIÇO
Seminário “Diretrizes metodológicas e operacionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)” – Realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
Data: 21 e 22 de junho de 2010 (segunda e terça-feira)
Horário: 14h (apresentação das pesquisas)
Local: Hotel Nacional, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 1, bloco A
Comentários