Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Junho de 2010 às 15:04
Por: André Michells

    Imprimir


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) colocou, a partir desta sexta-feira (18.06), à disposição do cidadão, uma nova ferramenta para consulta de dados. Agora, pelo celular o Detran envia com segurança e agilidade dados sobre Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos, multas e IPVA e licenciamento.

Para consultar CNH basta enviar um SMS para 49116 com o número do CPF ou da carteira. Você recebe em poucos segundos todas as informações sobre a situação da habilitação, no sistema do Detran. Para consultar veículos, o procedimento é o mesmo, mas deve ser enviado o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que consta no documento de porte obrigatório do veículo.

O Detran de Mato Grosso é o primeiro no País a implantar este sistema. O presidente Teodoro Moreira Lopes comemora a inovação. "Ficamos satisfeitos com isso, é mais uma forma de melhorar e agilizar nosso atendimento. O sistema é seguro, rápido e barato para o cidadão", avalia.

Para cada SMS enviado, o cidadão paga uma pequena taxa de R$0,31- que é cobrada pela operadora de telefonia móvel. O projeto do serviço começou a ser implantado no ano passado e vencidas as barreiras burocráticas, passou a operar de forma experimental, para testes. Concluída a fase de testes, agora é a vez o cidadão usufrir da novidade. É o Fidelity Consulting Lan 49116, desenvolvido pela empresa Fidelity Mobile, com sede em Cuiabá.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), somente no último mês de março (2010), foram habilitados 2.3 milhões de linhas móveis no Brasil. No mesmo mês, o País ultrapassou a casa dos 179 milhões de celulares em uso. É o que revela um relatório divulgado hoje (18.06) pela Anatel.

De acordo com a entidade, 82,48% das linhas são da modalidade pré-paga, ficando o. A teledensidade, medida que indica o número de celulares em uso para cada 100 habitantes, chegou a 93,01 pontos no mês de março. Na região Centro Oeste, a teledensidade é a maior do país, com taxa de 111,5% . A região supera até o rico sudeste, que possui densidade de 104%.

Segundo os técnicos da Fidelity os números comprovam o potencial de Mato Grosso para utilização do serviço.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126936/visualizar/