Um jovem australiano foi condenado a 30 dias de prisão por fazer uma bola com goma de mascar durante um julgamento contra ele, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

Mirza Zukanovic, de 20 anos, era julgado na quinta por uma acusação de assalto na cidade de Melbourne quando o juiz Rodney Crisp o viu soprando e estourando uma bola com chiclete, segundo o jornal "News Limited".

Em vez de pedir ao acusado que se desculpasse ou impor uma multa por desacato, o visivelmente irritado Crisp sentenciou um mês de prisão por "escandalizar o tribunal e desrespeitar sua autoridade".

Zukanovic foi liberado após pagamento de fiança à Corte Suprema de Melbourne, à espera de análise do recurso que deve ser apresentado por seu advogado.

O acusado afirma que não foi sua intenção desrespeitar o tribunal, e diz que masca chiclete o dia todo, inclusive no trabalho.

"Soprei e enchi a bola, que não chegou a estourar. O juiz me disse para me sentar, e falou que ia me processar naquele momento. Não acreditei", disse o jovem.