Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 18 de Junho de 2010 às 07:15
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) irá disponibilizar nas eleições de 2010 aproximadamente 3.150 urnas eletrônicas “biométricas”. Este modelo traz inovações do equipamento, como o sistema que processa o voto a partir da identificação biométrica do eleitor.

Entretanto, o voto pelo sistema de biometria só será conhecido pelos eleitores mato-grossenses no pleito municipal de 2012, quando mais de 15% do total de 2.064.007 votantes do Estado terão acesso à inovação. Neste pleito, a nova urna vai disponibilizar apenas outros avanços tecnológicos que garantem maior segurança no voto.

A Corte eleitoral recebeu a primeira etapa dos novos equipamentos, num total de 1.900 urnas modelo 2009 – que contempla avanços como o sistema de biometria além de outros componentes que deverão garantir também maior segurança. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Ailton Lopes dos Santos, está sendo realizado levantamento sobre o quadro de seções e ainda a respeito dos postos que poderão agregar equipamentos.

De maneira preliminar, a secretaria estima que as eleições deste ano poderão contar com aproximadamente 6.442 seções. Entretanto, Ailton alerta que deverão ocorrer alterações a respeito dos números de seções e ainda em relação às urnas eletrônicas. As mudanças visam assegurar o melhor desempenho do processo eleitoral, desde o ato de votar até a contabilização do resultado – além de se primar pela segurança do sistema.

As inovações do novo modelo, como a biometria, já foram implantadas nas eleições passadas em alguns municípios do país, através da disponibilização pelo TSE de equipamentos, no período em fase de teste. Em Mato Grosso, segundo prevê Ailton, será aberto calendário de trabalhos a partir de novembro. O município a ser contemplado com o novo sistema ainda não foi escolhido. Entretanto, por trazer uma tecnologia inovadora, a nova urna eletrônica também obriga a realização do recadastramento dos eleitores. Em princípio, o TRE deverá optar pela escolha de municípios menores, para assegurar facilidade na implementação do mecanismo.

A secretaria de Tecnologia da Informação também avalia o número de urnas eletrônicas que serão disponibilizadas para reserva. Nesse caso, serão utilizados equipamentos dos modelos usados nos pleitos de 2004 e ainda de 2006. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é de que num prazo de no máximo 10 anos o novo sistema esteja em pleno funcionamento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127026/visualizar/