Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 23:42
Por: Jardel Arruda

    Imprimir


Sob a sombra de uma crise institucional jamais vista no Poder Judiciário de Mato Grosso, Samuel Dalia Jr. foi empossado juiz eleitoral, em sessão solene do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), realizada na noite desta quinta-feira (17). Escolhido ainda em 2009 para integrar aquela corte, sua nomeação foi feita apenas este mês.

Dalia passa a ocupar uma das duas vagas titulares destinadas a juristas. A outra pertence a Eduardo Jacob, que por sua vez afastou-se voluntariamente há uma semana e nos últimos dias foi distanciado por força de determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tal como o presidente licenciado do TRE, desembargador Evandro Stábile, após aquela corte entender que existem provas contundentes sobre um possível envolvimento de ambos em um esquema de vendas de sentenças.

Questionado sobre as dificuldades de se assumir um posto de juiz em meio a escândalos de vendas de sentenças, o novo magistrado, que possui 40 anos de experiência no direito, se mostrou tranquilo e afirmou estar preparado para o desafio. “Não tem problema nenhum (em assumir neste momento) porque não tem perturbação nenhuma comigo”, pontuou Dalia Jr.

Entretanto, o juiz eleitoral Jorge Luiz ressaltou, em meio ao discurso e recepção, a coragem do advogado em assumir o posto, dando destaque para a atual crise do Judiciário. “O simples fato de ter aceitado essa missão durante a crise que está corte passa mostra que é um homem que não foge da luta”, declarou o ‘anfitrião’ do novo magistrado.

Sem poupar palavras, Jorge Luiz falou da crise e citou o fato de Dalia Jr ter sido membro do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como um ponto positivo para a chegada do novo membro. “É sabido que esta corte passa pela sua maior crise institucional já vista. (...) Li em seu currículo que é ex-membro do Tribunal de Ética e essa experiência lhe será muito importante”.

Já o presidente em exercício do TRE, desembargador Rui Ramos, preferiu elogiar o fato de o novo membro ser isento de ligações político partidárias. “É um advogado bastante experiente e sem vinculo político partidário. Sendo, inclusive, muito conhecido no mundo forense”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127052/visualizar/